Sistemas do portal da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) estão fora do ar, nesta segunda-feira (8), após sofrer uma tentativa de ataque cibernético, desde a última quinta-feira (4). Dentre eles, o levantamento semanal de preços, os Sistemas de Registro de Documentos dos Postos Revendedores e das Revendas de GLP (gás liquefeito de petróleo), e o Sistema Eletrônico de Informações, entre outros.

Em nota, a agência informou que, como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética. Ainda segundo o comunicado, eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos devido à indisponibilidade temporária no SEI serão compensadas pela Agência.

“A medida atende às determinações do Decreto nº 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e funcional. Em linha com o artigo 7º do Decreto, em seu parágrafo 2º, o prazo determinado para a prática de ato processual por meio do SEI fica prorrogado até as 23h59 do primeiro dia útil seguinte ao da resolução da indisponibilidade do sistema.”