Pular para o conteúdo
Brasil

‘Rusga’ entre presidente e Congresso travou Força Nacional, diz Moro

Moro afirmou ontem  que a Força Nacional ficou "muito reativa" em sua atuação no Norte do País
Agência Estado -
Ex-juiz federal Sergio Moro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro até abril de 2020, o ex-juiz afirmou ontem ao Estadão que a ficou “muito reativa” em sua atuação no Norte do País. Questionado sobre o fato de apenas seis agentes da tropa de elite terem sido enviados durante sua gestão para a região do Vale do Javari – que tem 85 mil km² -, Moro admitiu que o efetivo é pequeno e disse que a ampliação do contingente esbarrou em divergências políticas.

“A Força Nacional ficou muito reativa, mas acabou sendo espalhada para atender também essa situações em lugares ermos onde a população local está sendo ameaçada, como a população indígena em regiões como Altamira e Amazonas. O problema não é uma falta de estratégia, mas de efetivo. Isso o País deveria discutir profundamente”, afirmou Moro. “O governo estadual é que tem que atender essas situações ermas e remotas ou o governo federal deve assumir maiores responsabilidades? Eu defendo um aumento do efetivo da Força Nacional, o que acabou não sendo politicamente viável. A gente discutiu isso quando eu era ministro da Justiça, mas acabou não sendo viável por conta das rusgas do presidente da República com o Congresso Nacional.”

A tropa de elite nacional é formada por policiais militares, bombeiros militares e policiais civis. Reportagem do Estadão publicada ontem mostrou que os seis agentes foram enviados para a Terra Indígena do Vale do Javari em 2019; desde então, o efetivo é renovado. Ao menos seis pedidos foram feitos neste ano ao governo federal para o reforço da proteção na região. Foram rejeitadas todas as solicitações da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Filiado ao União e pré-candidato nas eleições deste ano, Moro disse que a exoneração do indigenista Bruno Pereira da Fundação Nacional do Índio (Funai) não tem sua assinatura. “Muitas dessas questões não chegam até o ministro. A exoneração do Bruno Pereira (da Funai) não passou por mim. Não tem minha assinatura nisso. No fundo a Funai tem a sua autonomia para proferir suas decisões.” O ex-ministro lamentou o caso e afirmou conheceu o jornalista britânico Dom Phillips.

Conforme o Estadão revelou, cartéis de drogas de Miami, Medellín e Sinaloa mantêm um Estado paralelo no Alto Solimões, na Amazônia. “Isso suscita uma discussão importante, que é o espaço da Amazônia. O que o Brasil pretende? A falta da presença do Estado é uma questão grave. Do governo federal e do Estado. Dimensões grandes do território são dominadas por gangues”, afirmou Moro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corumba

Está na lista? Prefeitura de Corumbá convoca 160 aprovados em concurso

Brasileiro fugitivo de presídio do Paraguai é recapturado ao embarcar para a fronteira com MS

eastrada

Fazendeiros do Paraguai assumem manutenção de estradas na fronteira de MS

Onde assistir: Saiba como acompanhar os times brasileiros na Libertadores e Sul-americana

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Filho que matou a própria mãe com golpes de pá em Campo Grande fica em silêncio em audiência

Funsat Campo Grande

Vida Nova recebe mutirão Emprega CG na quinta-feira

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

De analista a vendedor, Funsat oferta 1.920 vagas nesta quarta-feira

As vagas incluem 175 funções para diversos níveis de escolaridade

Mundo

BOLSAS DA ÁSIA FECHAM MISTAS EM MEIO A TARIFAS, COM QUEDA EM TÓQUIO E AVANÇO EM XANGAI

Principais líderes comerciais da China tem buscado aliança com países vizinhos da ásia

Famosos

Filha lésbica de Renato Aragão trabalha como Uber e é ignorada pela família

Filha lésbica de Renato Aragão, Juliana Rangel Aragão não teria uma boa relação com a família; saiba detalhes da situação

Mundo

Japão monta nova estação de trem com material 3D

Construção demorou apenas seis horas