Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente do TSE se reúne com ministro da Defesa para discutir eleições

O encontro deve ocorrer apenas entre os dois ministros, sem a participação de técnicos da Defesa ou do TSE
Evelin Cáceres -
Presidente do TSE Alexandre de Moraes. (Foto: Agência Brasil)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, se reunirá, às 15h30 desta terça-feira (23), com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em encontro que selará o retorno do diálogo entre o tribunal e as Forças Armadas a respeito do processo eleitoral.

O encontro deve ocorrer apenas entre os dois ministros, sem a participação de técnicos da Defesa ou do TSE, e há o intuito da relação entre o tribunal e as Forças Armadas.

Após convite do ministro Luís Roberto Barroso, à época presidente do TSE, para os militares integrarem a CTE (Comissão de das Eleições) – grupo que conta com doze instituições e fiscaliza o processo eleitoral – a relação entre as instituições tem sido conturbada.

Em recente fala durante o Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Barroso citou que todas as entidades convidadas pela CTE acataram o nome indicado pelo ministro para representar a instituição na do processo eleitoral.

Soma-se a esse episódio os 80 questionamentos enviados ao TSE sobre o processo eleitoral solicitados por integrantes das Forças Armadas que faziam parte do CTE , em dezembro de 2021, os quais Barroso classificou como “surpreendentes”.

Neste mês, o ministro Edson Fachin, ainda exercendo o cargo de presidente do TSE, excluiu o coronel do exército Ricardo Sant’Anna do comitê por, segundo o órgão, ter disseminado informações falsas sobre o sistema eleitoral e o caso está sendo apurado.

A reunião tem como objetivo retomar um diálogo que as Forças Armadas avaliam que foi suspenso durante a gestão do ministro Edson Fachin à frente da Justiça Eleitoral. Na posse de Alexandre de Moraes, no último dia 16, Nogueira esteve presente.

Em entrevista ao na segunda (22), afirmou que sua relação com Moraes está “pacificada”. Na semana passada, o presidente participou da cerimônia de posse do ministro.

Ainda na tarde desta terça, Moraes tem audiência, às 16h30, com o diretor-geral da Polícia Federal, Marcio Nunes de Oliveira, e com o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Caio Rodrigo Pelim. Às 17h30, a audiência é com dirigentes do grupo Pacto pela Democracia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esposa de Justin Bieber procura ajuda psicológica após cantor recusar comer e dormir

documentos eleição

Confira como checar local de votação para eleição suplementar em Paranhos

Homem é preso por furto de celular em Dourados

Verstappen volta a lagar na pole no GP do Japão após quase um ano de jejum

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Filha de Eminem dá à luz e emociona fãs com homenagem ao pai

Últimas Notícias

Famosos

É menina! Manu Gavassi dá à luz a primeira filha com Jullio Reis; saiba detalhes

Em segredo, Manu Gavassi deu à luz a primeira filha com Jullio Reis na última sexta-feira (04); confira alguns detalhes da chegada da criança

Transparência

Dnit concede área em MS para instalação de câmeras do Ministério da Fazenda

Agora, Ministério poderá usar parte da extensão da BR-463 por 10 anos

Transparência

TCE-MS acata recurso e libera compras milionárias para a merenda escolar em Caarapó

Registro de preços de itens da merenda escolar, em valores superiores a R$ 6 milhões, havia sido suspenso após controle prévio feito por equipe do Tribunal de Contas

Transparência

Prefeitura de Bonito contrata seguro para turistas por R$ 3 milhões

Empresa vencedora foi a Sabemi Seguradora S/A