Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente do Senado exalta democracia e defende urna eletrônica

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu hoje (30), no Congresso Nacional, uma delegação estrangeira do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Gerais de 2022. A comitiva conta com autoridades eleitorais, representantes de organismos internacionais e profissionais da imprensa estrangeira. Os seus 87 participantes de 26 países foram recebidos em uma solenidade no plenário … Continued
Agência Brasil -
mesa diretora pacheco
Foto: Agência Brasil.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu hoje (30), no Congresso Nacional, uma delegação estrangeira do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Gerais de 2022.

A comitiva conta com autoridades eleitorais, representantes de organismos internacionais e profissionais da imprensa estrangeira. Os seus 87 participantes de 26 países foram recebidos em uma solenidade no plenário do Senado. Em seu discurso, Pacheco destacou o compromisso do país com a e defendeu as urnas eletrônicas brasileiras.

Na sessão solene, Pacheco explicou os pilares democráticos do país, erguidos na Constituição de 1988, representados pelo voto direto, secreto, universal e periódico; a dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

“A democracia, portanto, é o compromisso inexpugnável do nosso sistema. Dentro dos limites lógicos desse regime, as instituições brasileiras têm trabalhado para aperfeiçoá-lo ainda mais, e a sociedade, a cada ano, reforça sua adesão a ele”, disse.

Velocidade na apuração

Em seguida, ele falou da urna eletrônica em tom elogioso e orgulhoso. O equipamento é usado no país desde 1996 e revolucionou a forma de apurar e a velocidade na apuração dos votos no país. “[A urna eletrônica] viabilizou uma apuração rigorosa, transparente e rápida, essencial para que as eleições tenham resultados incontestes. A urna eletrônica, junto a outros mecanismos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral, constitui um pilar da democracia brasileira. E repito: é motivo de grande orgulho nacional”, acentuou.

O presidente do Congresso dedicou, ainda, parte de seu discurso para falar da atuação do Senado em 2022. Citou, dentre outros, a aprovação de projetos de combate à covid-19, a pauta ambiental e a criação de uma comissão para acompanhar as investigações do assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

Ao final da solenidade, o grupo de convidados internacionais fez uma visita guiada pelo Congresso Nacional. O grupo, que veio ao Brasil a convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também participou de um ciclo de palestras promovidos pela Corte.

Entre as autoridades e personalidades convidadas, figuram integrantes do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional). São eles: a ex-presidente da , Laura Chinchilla; a ex-vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez; a senadora uruguaia Mónica Xavier; o secretário-geral Kevin Casas-Zamora; e o diretor regional para América Latina, Daniel Zovatto. Também estão no Brasil convidados de Portugal, da Rússia, da e da Espanha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após incêndio, trator faz aceiro para impedir que fogo atinja casas no antigo aterro sanitário

riedel adriane digital

Ao lado de Riedel, Adriane lança pacote de obras para os 126 anos de Campo Grande

Gilmar Mendes defende Moraes e diz que STF seguirá firme

Reprodução recurso paranhos

Pavimentação de rua e avenida em Paranhos vai ter custo de R$ 5,7 milhões

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Subtenente da PM é preso após perseguir adolescente e fazer disparos em Campo Grande

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

imposto de renda

Restituição do IR é paga a 114 mil pessoas de MS nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Contribuintes de MS doaram R$ 10 milhões do IR para proteção de crianças e idosos

Doações em massa poderiam sanar déficit de recursos em entidades filantrópicas de MS

Cotidiano

Desemprego cai para 5,8% e emprego com carteira assinada bate recorde em junho

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu um patamar recorde de 39 milhões de pessoas

Polícia

Morto no Itamaracá tinha ferimentos de defesa e foi assassinado com duas facadas nas costas e pescoço

Nas mãos da vítima, os policiais encontraram cabelos

Brasil

Lei Magnitsky: Sanção de Trump contra Alexandre de Moraes vira meme na web

Após decreto de Donald Trump contra Alexandre de Moraes, brasileiros não perderam a piada e publicaram uma avalanche de memes