Prazo para pedido de isenção de taxa do Enem termina nesta sexta-feira

Pedido deve ser feito na Página do Participante
| 15/04/2022
- 08:46
Enem 2022
(Foto: Agência Brasil)

Termina nesta sexta-feira (15), o prazo para os estudantes pedirem isenção da taxa de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022. O pedido deve ser feito na Página do Participante. Têm direito à gratuidade os participantes que se enquadram nas seguintes situações:

  • Estar na última série do ensino médio neste ano, em escolas públicas.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ser bolsista integral em escola privada.
  • Ter renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo (R$ 1.818) por pessoa.
  • Aluno em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Entre os documentos exigidos para a dispensa da taxa de inscrição estão a cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; a cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; uma que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Faltosos
Outra situação em que a taxa de inscrição pode ser dispensada é a de estudantes isentos no Enem 2021 que, por algum motivo, faltaram no dia do exame e desejam fazer o Enem 2022 gratuitamente. Os candidatos devem também enviar documentos que justifiquem a ausência, como atestado e boletim de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Resultado
Os resultados, tanto da justificativa de ausência quanto da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, serão divulgados em 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

Com informações da Agência Brasil.

Veja também

Jogo ganhador foi uma aposta simples

Últimas notícias