Porto Alegre desobriga uso de máscara em ambientes fechados

Segundo informações da prefeitura, somente integrantes do poder público municipal concordaram, não houve unanimidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Reunião para a desobrigação do uso de máscaras
Reunião para a desobrigação do uso de máscaras

A prefeitura de Porto Alegre tornou facultativo o uso da máscara em ambientes fechados. O anúncio foi feito após a flexibilização em ambientes ao ar livre na capital do Rio Grande do Sul.

Após uma reunião feita nesta sexta-feira (18) o prefeito da cidade, Sebastião Melo, disse que a decisão foi tomada, pois a cidade é uma das mais vacinadas do país. “Tivemos uma produtiva reunião onde enfrentamos a questão do uso da máscara. Nossa cidade é uma das mais vacinadas do país, com baixas nas internações e transmissões. Estamos tornando a máscara facultativa em espaços fechados com duas exceções que são os ambientes de saúde e o transporte público”, afirmou o prefeito Sebastião Melo. Ele enfatizou que grupos de risco seguem com a recomendação do uso. “Essa decisão é baseada na ciência, a pandemia não terminou, mas Porto Alegre tem agido com muita responsabilidade e estamos maduros para tomar esse passo”, afirmou Melo.

Antes da flexibilização, a prefeitura recebeu quatro especialistas, que não concordaram com a desobrigação do acessório e acharam a atitude precipitada. Segundo informações da prefeitura, somente integrantes do poder público municipal concordaram, não houve unanimidade.

“O secretário municipal da Saúde tem conversado com várias entidades e não há unanimidade na ciência sobre esse tema. Tem cidades que vacinaram menos que Porto Alegre e já liberaram as máscaras. Estamos fazendo um equilíbrio e tornando facultativo”, explicou Melo. O prefeito acredita que muitas pessoas continuarão usando máscaras mesmo depois da pandemia, como é comum na cultura de outros países.