Pular para o conteúdo
Brasil

Na COP27, Brasil lista ações de sustentabilidade dos últimos 4 anos

O governo federal lançou nesta terça-feira (15), durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), a Agenda Brasil + Sustentável. O documento apresenta medidas adotadas nos últimos quatro anos que estariam alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global para acabar com … Continued
Agência Brasil -
A conferência, que este ano está sendo realizada no Egito (TV Brasil)

O governo federal lançou nesta terça-feira (15), durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do (COP27), a Agenda + Sustentável. O documento apresenta medidas adotadas nos últimos quatro anos que estariam alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global para acabar com a pobreza e proteger o meio ambiente. Ao todo, foram listados mais de 800 ações.

Segundo o governo, a produção da Agenda Brasil + Sustentável se deu de forma colaborativa e mobilizou a participação de todos o ministérios. O documento, com 80 páginas, também está acessível ao público. São citadas as contribuições de iniciativas variadas como o Auxílio Brasil, o Plano Safra, o Marco Legal do Saneamento e a Operação Acolhida, entre outros.

A conferência, que este ano está sendo realizada no Egito, ocorre anualmente desde 1995 e foi criada a partir da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima pactuada três anos anos. O evento reúne todos os países signatários da convenção. Durante duas semanas, representantes dos signatários da convenção avaliam as mudanças climáticas no planeta e discutem mecanismos para lidar com a situação. Entram na pauta diversos temas relevantes, como geração de energia limpa, mercado de carbono e agricultura sustentável.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, é o chefe da delegação brasileira. Em discurso proferido hoje, ele também apresentou programas e políticas públicas implementadas pelo país nos últimos anos. “Desde 2019, trabalhamos junto com o setor privado para encontrar soluções climáticas e ambientais lucrativas para as empresas, as pessoas e a natureza. Invertemos a lógica dos governos anteriores que só agiam para multar, reduzir e culpar. Este governo faz políticas para incentivar, inovar e empreender, criando assim marcos legais para uma robusta economia verde com geração de emprego e renda para todos os brasileiros”, disse o ministro.

Leite reconheceu que o país tem desafios para enfrentar, como o desmatamento ilegal na Amazônia, os 100 milhões de brasileiros sem acesso a redes de e os mais de 2,6 mil lixões a céu aberto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Goiano é flagrado na BR-163 com maconha escondida em travesseiro

Nova faixa do Minha Casa, Minha Vida atrai, mas entrada alta trava negociações

Efeito sanfona

Efeito sanfona: por que manter o peso é tão difícil e quais os riscos do ‘vai e vem’ na balança

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

Notícias mais lidas agora

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

tatu gigante celulose em ms

Maior que muito humano, tatu que se esconde em plantação é protegido até por gigante da celulose

Campo Grande recebe hoje o Festival Mexidinho com Maiara & Maraisa, Léo Santana e Cat Dealers

Últimas Notícias

Cotidiano

Vacinação acontece em escolas, unidade de saúde e até shopping

Em todos os pontos, os atendimentos acontecerão por ordem de chegada

Famosos

Galã de Vale Tudo, Edson Fieschi vive romance com rapaz 42 anos mais jovem

Aos 61 anos, Edson Fieschi recebeu uma homenagem especial do namorado de 19 anos por seu aniversário; confira a publicação

Polícia

Dupla que invadiu banco e levou R$ 700 mil é condenada há 13 anos de prisão

Criminosos compraram apartamento e carro com dinheiro furtado no crime

Polícia

Homem tem carro destruído pelo fogo em Chapadão do Sul e suspeita da ex-companheira

Câmera de segurança do prédio da vítima flagrou uma dupla ateando fogo e fugindo na noite dessa sexta-feira (16)