Pular para o conteúdo
Brasil

Máscaras voltam a ser obrigatórias no transporte público de São Paulo

Aumento no número de casos de Covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo e no interior do Estado fundamentam medida; terminais terão ponto de vacinação
Agência Brasil -
Uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público em Sâo Paulo. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público em Sâo Paulo. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O uso de máscara no transporte público volta a ser obrigatório a partir deste sábado (26) na capital paulista. A decisão segue análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, e Desenvolvimento em Saúde de para prevenir o avanço dos casos de Covid-19.

O Governo do Estado de São Paulo recomenda que todos os municípios sigam a medida. Além disso, alerta a população para que todos completem o ciclo vacinal. Este é importante para garantir maior proteção contra o coronavírus e amenizar os efeitos do vírus.

Distribuição de máscaras no transporte público

A prefeitura da capital paulista começou na última segunda-feira a distribuir máscaras. A medida é feita nos 32 terminais de da cidade, das 7h às 10h. A ação continua na próxima semana.

Até agora foram distribuídas mais de 350 mil máscaras.

Em seis terminais (Santo Amaro, Vila Nova Cachoeirinha, Sacomã, Parque D. Pedro, Itaquera e Pinheiros), a população pode se vacinar contra a , também das 7h às 10h. Assim, a imunização pode ser feita a partir 3 anos de idade. Até quinta-feira (24), equipes de Saúde aplicaram 3.715 doses nesses locais.

A vacinação ainda está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Amas (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas. Ela é feita de segunda a sexta-feira e aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Os endereços das unidades constam na internet.

Exigência de máscaras acompanha avanço nos casos de Covid-19

Conforme o Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde divulgada na quarta-feira (23), as internações por Covid-19 em leitos de enfermaria e UTI cresceram 156% e 97,5% nos últimos 14 dias. Assim, chegaram uma média diária de mais de 400 novas internações.

“A velocidade de aumento de internações (5% ao dia para pacientes em UTI e 7% por dia para pacientes em enfermarias) e taxas de ocupação de leitos de UTI (44% no Estado de São Paulo e 59% na Região Metropolitana de São Paulo) é acentuada e começa a pressionar os sistemas de saúde público e privado”, diz em nota.

Usuários do transporte público em São Paulo devem usar máscaras poderão se vacinar em terminais. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Usuários do transporte público em São Paulo devem usar máscaras poderão se vacinar em terminais. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

De acordo com o conselho, apesar do patamar alto na região metropolitana de São Paulo, observa-se aumento também nas regiões do interior e litoral do Estado.Profissionais da Saúde já foram afastados do trabalho por serem infectados com Covid-19.

Além disso, o conselho alerta ainda para a circulação de diversas subvariantes da variante Ômicron, ainda com predominância da BA.5 e crescimento progressivo de casos relacionados à subvariante BQ1.

“As internações referem-se principalmente a pacientes mais idosos e/ou com comorbidades ou imunodeprimidos, mais vulneráveis a descompensações e complicações relacionadas à infecção pelo Sars-Cov-2, o que permite prever aumento de óbitos nas próximas semanas”, diz o conselho, em nota.

Segundo levantamento, há pelo menos 10 milhões de adultos que não tomaram a primeira dose de reforço e 7 milhões sem a segunda dose de reforço. Assim, também é necessário aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, bem como insistir nas ações de proteção (entre elas o uso de máscaras).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito

Tribunal delibera remoção e promoção de juízes em MS

Fluminense empata com o Internacional e se classifica às quartas da Copa do Brasil

Corinthians se vale de nervosismo do Palmeiras, ganha dérbi de novo e avança na Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne de MS, mas ‘livra’ outros dois principais produtos

Ex-servidora ré por direcionar licitação a Patrola alega ‘erro de julgamento’

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

VÍDEO: homem é flagrado andando pelado na rua

Últimas Notícias

Polícia

Ao parar carro em acostamento, homem morre atropelado por motocicleta na MS-164

Motorista havia pardo carro para atender neto que estava passando mal

Polícia

Preso por depredar UPA morre em hospital após passar mal em delegacia de Campo Grande 

Homem passou mal na delegacia sendo encaminhado para uma unidade de saúde

Brasil

Defesa de Bolsonaro recorre contra prisão domiciliar 

Advogados sustentam que Bolsonaro não descumpriu a medida cautelar

Cotidiano

Duas crianças morrem picadas por escorpião em menos de três dias

Família da criança é de Itaquiraí e o caso aconteceu durante um casamento em Naviraí