No próximo dia 1º, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o terceiro mandato como presidente do Brasil. A posse acontece em sessão do Congresso Nacional.
A sessão solene deve começar às 15h e depois segue com a programação oficial, que prevê discurso e recebimento da faixa presidencial. Então, Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), saem da região da Catedral e devem se dirigir ao Congresso de carro às 14h30.
O percurso tem duração de 10 minutos. A estimativa é de que eles cheguem ao Congresso com 20 minutos de antecedência da cerimônia. Contudo, os convidados para a sessão chegam a partir das 13h45.
Já no Congresso, Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente. Às 15h a sessão solene começa com o Hino Nacional, seguindo para o Compromisso Constitucional.
Nesta etapa o presidente eleito irá assinar o compromisso, junto de Alckmin. Então, Lula fará um pronunciamento à nação. Logo depois, Rodrigo Pacheco também irá discursar.
Com os discursos, a sessão será encerrada. Em seguida, Lula segue para a área externa do Congresso para a cerimônia de honra dos militares. Por volta das 16h25, Lula e Alckmin sobem a rampa do Planalto e o presidente eleito recebe a faixa do ex-presidente Michel Temer — já que Jair Bolsonaro (PL) informou que não participará do ato.
Por fim, às 17h30 é previsto o discurso de Lula ao público. Apesar do roteiro completo não ter sido divulgado, a partir das 18h é previsto o Festival do Futuro, sequência de shows gratuitos na Esplanada dos Ministérios.