Pular para o conteúdo
Brasil

Lote de vacinas infantis da Pfizer chega ao Brasil na madrugada do dia 13

O Ministério da Saúde confirmou que serão cerca de 1,2 milhão de doses
Arquivo -
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa)
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa)

O primeiro lote de vacinas infantis da contra Covid-19 chegará ao Brasil na madrugada do dia 13 de janeiro, mais especificamente às 3h40 no aeroporto de Viracopos em Campinas (SP).

O Ministério da Saúde confirmou que serão ao todo cerca de 1,2 milhão de doses. As vacinas serão distribuídas após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro de 2021, sobre as doses pediátricas da Pfizer.

O discurso do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizendo que “não havia pressa” para vacinar as crianças, foi criticado por especialistas, governadores e secretários da saúde. Para comprovar sua eficácia e assegurar não haver riscos, a analisou um estudo feito com pouco mais de 2.200 crianças. Ainda assim, o Ministério da Saúde decidiu fazer uma consulta pública sobre a vacinação de crianças.

Segundo o portal O Tempo, antes de anunciar que incluiria crianças na campanha de vacinação, a pasta promoveu uma audiência com a participação de três médicos contrários à vacinação de crianças. O convite para o evento foi da deputada bolsonarista (PSL). Em questionário encerrado neste domingo (2), a maioria dos participantes é contra a obrigatoriedade de prescrição medica.

Bolsonaro é contra

O presidente Jair Bolsonaro tem conquistado holofotes após efetuar diversas declarações contrárias à vacinação contra a covid, mesmo com as evidências científicas garantindo a eficácia das mesmas. Os termos utilizados pelo presidente vão desde “quem toma vacina vai virar jacaré” a “vacina transmite AIDS”. E desta vez, Bolsonaro tem tido a vacinação para crianças de 5 a 11 anos como alvo.

Um dos exemplos das declarações polêmicas, o chefe do Executivo federal disse desconhecer casos de mortes pelo novo coronavírus de crianças na referida faixa etária. O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no entanto, registrou 301 mortes de crianças na referida faixa etária em decorrência da Covid-19 desde que a pandemia começou — o que corresponde a uma média de 14,3 mortes por mês, ou uma a cada dois dias, segundo dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19

Críticas à Anvisa

O presidente tem o costume de realizar lives semanais nas redes sociais, e na última quinta-feira (6), foi sua primeira transmissão ao vivo após sua terceira internação devido a uma obstrução intestinal. Bolsonaro, em tom de crítica, chamou a Anvisa de “dona da verdade” e fez “alertas” que desestimulam a vacinação infantil. O chefe do executivo, fez questão mais uma vez de frisar que sua filha Laura, de 11 anos, não irá se vacinar.

Bolsonaro finalizou sua live criticando as informações relacionadas à vacinação. “A Anvisa virou outro poder no Brasil. É a dona da verdade, dona de tudo. Agora já falam até em terceira dose para crianças de 5 a 11 anos”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais