Pular para o conteúdo
Brasil

IBGE: 32% dos solos do país têm potencial natural para a agricultura

Entre os mais de 500 tipos de solos existentes no Brasil, 29,6% tem boa e 2,3% muito boa potencialidade ao desenvolvimento agrícola. Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos. As áreas com restrições significativas são 21,4% do território nacional e em 11% do país as áreas têm restrições muito fortes … Continued
Agência Estado -
É o que mostra o Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil (Foto: Wenderson) Araujo/Trilux

Entre os mais de 500 tipos de solos existentes no , 29,6% tem boa e 2,3% muito boa potencialidade ao desenvolvimento agrícola. Outros 33,5% apresentam potencialidade moderada, com problemas relativamente fáceis de serem corrigidos. As áreas com restrições significativas são 21,4% do território nacional e em 11% do país as áreas têm restrições muito fortes ao uso agrícola.

É o que mostra o Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil divulgado hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando se comemora o Dia Mundial do Solo, data implementada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a (FAO).

O analista da pesquisa, Daniel Pontoni, destaca que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o que demonstra a importância da publicação, que é inédita. “Buscamos entender melhor o potencial agrícola do solo do Brasil e suas limitações, fazendo uma análise não indicativa de uso, mas interpretativa do solo e do relevo”.

A publicação interpretou o potencial natural dos solos para a agricultura, a partir do mapeamento do IBGE, levando em consideração os recursos naturais, o solo e o relevo. O instituto destaca que os mais de 500 tipos de solos do Brasil foram classificados segundo características como textura, pedregosidade, rochosidade e erodibilidade, para definir se a terra tem potencialidade ou restrições ao desenvolvimento agrícola.

Os locais com potencialidade moderada são as que têm relevos ligeiramente acidentados e que exigem adequações para a agricultura, mas que são relativamente fáceis de serem corrigidos. As áreas com restrições significativas têm relevos mais acidentados, com problemas de fertilidade e restrições de profundidade, o que pediria ações mais complexas de manejo agrícola e uma agricultura especializada adaptada.

Já a classificação de áreas com restrições muito fortes ao uso agrícola indica locais com declividade muito acentuada, a presença de sais indesejáveis ou restrições importantes de profundidade, o que exigiria ações muito significativas e intensivas para tornar a terra adequada ao plantio.

Pontoni explica que também foram classificadas assim as áreas de preservação ou conservação em função da fragilidade do ambiente. “São locais onde a agricultura pode levar à degradação”, afirma.

O analista destaca ainda que o mapa não traz detalhamento local, apenas regional, e que não foram levadas em conta as atribuições legais de áreas como, por exemplo, as unidades de conservação do meio ambiente ou os territórios indígenas ou quilombolas. “As áreas que possuem algum enquadramento ou atribuição legal devem ser respeitadas de acordo com as leis estabelecidas”, ressalta o analista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeita anuncia reajuste de 6,27% para professores de Campo Grande

VÍDEO: Carro faz conversão e é atingido por ônibus no Centro em Campo Grande

imposto de renda

A menos de um mês do prazo, 55% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração do IR em MS

Após convocação de deputado de MS, Comissão de Agricultura cancela reunião com Marina Silva

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Predador sexual que fez 163 vítimas se passou por menina para ameaçar adolescente de MS

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

Grupo que comprava armas no Paraguai e ‘esquentava’ no MS é alvo de operação da PF

Últimas Notícias

Brasil

SP: Professora assassinada pelo próprio marido tinha descoberto traição

Marido, sogra e suposta amante são investigados pela Polícia Civil

Cotidiano

Após incêndio de 21 horas que espalhou fumaça tóxica na fronteira com MS, depósito de pneus é interditado

A fumaça tóxica cobriu várias regiões da cidade e se espalharam para o lado brasileiro

Cotidiano

Mais Médicos abre novo edital com 30 vagas para Mato Grosso do Sul

Em MS, as vagas abrangem 21 cidades e quatro DSEIs

Polícia

‘Feijão’, líder de gangue do Gol G4, é preso com mais 6 comparsas em Campo Grande 

Com os comparsas, os policiais encontraram joias furtadas que seriam revendidas em São Paulo