Pular para o conteúdo
Brasil

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez pronunciamento no domingo
Agência Brasil -
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, faz pronunciamento em Rede Nacional Obrigatória de Emissoras de Rádio e Televisão.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17), o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia. Segundo o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo o ministro, nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.”

Vacinação

No pronunciamento, o ministro falou que o país realizou a maior campanha de vacinação de sua história, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. Foi ressaltado que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço. 

O ministro também destacou os investimentos feitos na área nos últimos dois anos. “O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fortaleceu o SUS, com a expansão da capacidade de vigilância, ampliação na atenção primária e especializada à saúde. Foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020”, disse Queiroga.

Emergência sanitária 

O identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. No dia 3 de fevereiro de 2020 o ministério declarou a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional..

A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença no país. Segundo último balanço, divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo, o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes. Há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96,6% dos infectados. Há ainda 363.607 casos em acompanhamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pároco de MS, que foi tocado pelo papa Francisco, convoca fiéis para missa: ‘Humanidade’

‘Humildade, simplicidade e compromisso’, relembra governador de MS sobre Papa Francisco

Lula decreta luto de sete dias no Brasil após morte do Papa Francisco

‘Ninguém respeita’: Moradores reclamam de alta velocidade em avenida onde motociclista morreu

Notícias mais lidas agora

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Papa

Arquidiocese da Capital faz homenagem ao Papa Francisco: 'Muito acolhedor'

carlo acutis

Canonização de beato que fez milagre na Capital é suspensa após morte do Papa

Próximos passos: entenda o que acontece na Igreja Católica após morte do Papa Francisco

Últimas Notícias

Mundo

Líderes árabes destacam legado de paz e diálogo do Papa Francisco

Papa Francisco foi o primeiro pontífice da história a celebrar uma missa em solo do Oriente Médio

Política

Tereza Cristina lamenta morte de Papa Francisco: ‘pregou a tolerância e o fim dos conflitos e desigualdades’

Papa Francisco foi o primeiro para latino-americano

Brasil

Ministros do governo Lula lamentam morte de papa Francisco e enaltecem legado

Francisco deixa como lição "a prática da simplicidade e do amor generoso por aqueles que mais precisam", diz Renan Filho

Emprego e Concurso

Processo seletivo oferta 27 vagas para área de educação em MS; confira

As vagas exigem ensino médio completo e idade mínima de 18 anos