Fiocruz identifica variante da Ômicron no RJ e SC

descoberta foi feita por meio da técnica de sequenciamento genético
| 05/02/2022
- 23:49
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - (Foto: Reprodução)

O Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou dois casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron, nos Estados do e Santa Catarina. A descoberta foi feita por meio da técnica de sequenciamento genético.

A confirmação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (IOC/Fiocruz), um centro de referência nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e que atua no mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia. O laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz.

Segundo o instituto, o diagnóstico inicial foi feito nos Estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2.

Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois Estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência.

A Secretaria de Saúde de São Paulo também informou que identificou dois casos do subtipo BA.2 da variante Ômicron na última semana, nas cidades de Sorocaba e Guarulhos.

Veja também

País já aplicou 449,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19

Últimas notícias