Pular para o conteúdo
Brasil

Fiesp critica aprovação do PLN que reduz recursos para Pesquisa e Desenvolvimento

De acordo com a Fiesp, historicamente o Brasil investe pouco em ciência e tecnologia
Agência Estado -

A Federação das Indústrias do Estado de (Fiesp) divulgou nesta segunda-feira, 11, nota em que mostra insatisfação com a aprovação do PLN 17/2022 na Comissão Mista do Orçamento (CMO), que reduz os recursos destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

“Nesse contexto, o FNDCT, que é a principal fonte de apoio à inovação e tecnologia no País, está ameaçado pelo PLN 17/2022 aprovado pela Comissão Mista de Orçamento”, diz a nota.

De acordo com a Fiesp, apesar do amplo reconhecimento da importância da inovação para o crescimento econômico de longo prazo, historicamente o Brasil investe pouco em ciência e tecnologia. Segundo lembra a instituição, o investimento médio em P&D no Brasil foi de 1,2% do PIB entre 2009 e 2019, enquanto a média da OCDE foi de 2,4% do PIB para o mesmo período.

“A despeito da capacidade orçamentária do FNDCT, seus recursos foram duramente contingenciados ao longo dos últimos anos. No ano passado, depois de ampla mobilização da sociedade e do Congresso (no Senado 71 votos favoráveis contra 1 e na Câmara, 385 contra 18), foi aprovada a Lei Complementar 177/2021 para vedar a possibilidade de contingenciamento de recursos do fundo”, diz a nota.

Mas na última quarta-feira, 6, a CMO aprovou o PNL 17/2022. Para a Fiesp, um país como o Brasil, com enormes desafios a superar, não pode prescindir de recursos para o desenvolvimento científico e tecnológico.

“O PLN 17/2022 muda a legislação orçamentária de 2022 de forma a possibilitar que os recursos destinados ao FNDCT não sejam executados integralmente, representando um enorme retrocesso e retomando a insegurança em relação à capacidade de investimento em ciência e tecnologia no país”, diz a nota.

Ainda, de acordo com Nota Técnica Conjunta das Consultorias do Congresso Nacional, a mudança proposta na LDO de 2022 não poderia se sobrepor à lei que rege o FNDCT (Lei 11.540/2007). Ou seja, a possibilidade de contingenciamento proposta fere a legislação atual do fundo, sendo imperioso que os parlamentares não permitam tal aprovação.

“A pandemia do COVID-19 e a Guerra na Ucrânia, com seus impactos nas cadeias de fornecimento, ressaltaram a importância de uma cadeia produtiva resiliente para redução da vulnerabilidade a choques externos. Isso tem levado os países a definirem investimentos em cadeias estratégicas, particularmente com grandes esforços em inovação e tecnologia”.

É fundamental, de acordo com a Fiesp, que o Brasil acompanhe esse movimento de reconhecimento do papel central do setor produtivo e da inovação na capacidade de resposta às crises.

“A preservação de recursos para apoio à inovação é decisiva para reduzir a vulnerabilidade das cadeias de fornecimentos estratégicas e para garantir o desenvolvimento científico-tecnológico do país, com vistas ao crescimento econômico de longo prazo”, conclui a nota da Fiesp.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
estação bacia do paraguai

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família inicia pagamentos de julho na sexta-feira; confira o calendário

Prefeitura aproveita recesso escolar e anuncia reforma em telhado de escola municipal

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Últimas Notícias

Cotidiano

Morre em SP fisiculturista de Três Lagoas, Amado Moura

Atleta estava na capital paulista para acompanhar campeonato nacional

Polícia

Adolescente é ferido a tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Adolescente foi socorrido para uma UPA

Transparência

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

Município entrou com ação de execução fiscal por dívida em apartamento de alto padrão em Campo Grande

Política

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Proposta aumentaria em 18 cadeiras na Câmara dos Deputados