Em livro, especialistas debatem propostas para resolver problemas de empresas e instituições
O modelo é inspirado na estratégia de sucesso da Toyota/Lean e pode ser adotado em organizações como uma nova maneira de fazer comunicação no Brasil
Aliny Mary Dias –
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No próximo dia 12 de junho, a Editora LiberArs (SP) lança a partir das 15 horas, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, o livro “Comunicação Engajada, um novo modelo de comunicação organizacional focado em revelar e resolver problemas”, dos especialistas Alexandre José Possendoro e Alvair Silveira Torres Junior.
O livro é fruto da tese de doutorado inédita no país, orientada por professores da ECA (Escola de Comunicações e Artes) e da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Atuária), ambas da USP (Universidade de São Paulo). Com 186 páginas, a obra detalha um novo modelo de comunicação organizacional: a Comunicação Engajada.
De acordo com os autores, trata-se de um recém-formulado modelo de comunicação. O objetivo da nova estratégia é fazer com que todos os processos comunicacionais sejam estruturados e focados em revelar e resolver problemas, uma alternativa e complemento à Comunicação Integrada, modelo tradicional ainda utilizado atualmente pelas organizações no país.
Ruptura com o obsoleto
Segundo Alexandre José Possendoro, um dos autores do livro, a essência da Comunicação Engajada é fazer com que todas as pessoas e estruturas de uma organização direcionem a comunicação para revelar e resolver problemas.
“É um modelo radicalmente distinto da comunicação tradicional que, historicamente, é burocrática, tecnocrática, categorizadora, alienada, estéril e dependente das estruturas hierárquicas, como vemos na comunicação mercadológica, institucional, interna e administrativa”, resumiu o especialista.
Possendoro é doutor em Relações Públicas e mestre em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Atuou como jornalista na Folha de São Paulo, foi editor de diversas revistas segmentadas, trabalhou como professor e coordenador em sete universidades brasileiras e atualmente é assessor de comunicação do LIB (Lean Institute Brasil).
Modelo Toyota/Lean na comunicação
Conforme explica Alvair Silveira Torres Junior, também autor do livro, a Comunicação Engajada foi inspirada no sistema Toyota/Lean, modelo de gestão adotado em todo o mundo. Para o autor, esta é uma alternativa comunicacional com capacidade para “desalienar” a comunicação organizacional tradicional.
“É um novo modelo que transforma a atual comunicação tradicional, estruturada sob a gestão taylorista e fordista, na qual impõe, de cima para baixo, práticas, canais e narrativas lineares e pouco interativas, sem espaço para a participação ativa das pessoas como comunicadores plenos. A Comunicação Engajada é uma forma de comunicação disruptiva e mais adequada às exigências dos tempos atuais”, resumiu Torres Junior.
Torres Junior é doutor em Comunicação pela USP, mestre em Administração pela PUC-SP e sensei em TPS (Toyota Production System) pela Shingijutsu Consulting, do Japão e dos EUA. É professor doutor na FEA-USP, head de Supply Chain e Logística do LIB (Lean Institute Brasil) e foi por 17 anos executivo da Mercedes-Benz do Brasil.
Serviço:
Lançamento do livro “Comunicação Engajada, um novo modelo de comunicação organizacional focado em revelar e resolver problemas”
Data: dia 12 de junho (domingo) das 15 às 18 horas
Local: Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509, São Paulo (SP). Tel. (11) 2167-9900 (estacionamentos conveniados: rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95)
Entrada gratuita
Valor do exemplar: R$ 86
Realização: Editora LiberArs
Para mais informações: Telefone (WhatsApp): (11) 99648-0008. E-mail possendoro@uol.com.br
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