Em livro, especialistas debatem propostas para resolver problemas de empresas e instituições

O modelo é inspirado na estratégia de sucesso da Toyota/Lean e pode ser adotado em organizações como uma nova maneira de fazer comunicação no Brasil
| 03/06/2022
- 06:45
Em livro, especialistas debatem propostas para resolver problemas de empresas e instituições
Especialistas lançam livro no próximo dia 12 (Foto: Divulgação)

No próximo dia 12 de junho, a Editora LiberArs (SP) lança a partir das 15 horas, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, o livro “Comunicação Engajada, um novo modelo de comunicação organizacional focado em revelar e resolver problemas”, dos especialistas Alexandre José Possendoro e Alvair Silveira Torres Junior.

O livro é fruto da tese de doutorado inédita no país, orientada por professores da ECA (Escola de Comunicações e Artes) e da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Atuária), ambas da USP (Universidade de São Paulo). Com 186 páginas, a obra detalha um novo modelo de comunicação organizacional: a Comunicação Engajada.

De acordo com os autores, trata-se de um recém-formulado modelo de comunicação. O objetivo da nova estratégia é fazer com que todos os processos comunicacionais sejam estruturados e focados em revelar e resolver problemas, uma alternativa e complemento à Comunicação Integrada, modelo tradicional ainda utilizado atualmente pelas organizações no país.

Ruptura com o obsoleto

Segundo Alexandre José Possendoro, um dos autores do livro, a essência da Comunicação Engajada é fazer com que todas as pessoas e estruturas de uma organização direcionem a comunicação para revelar e resolver problemas.

“É um modelo radicalmente distinto da comunicação tradicional que, historicamente, é burocrática, tecnocrática, categorizadora, alienada, estéril e dependente das estruturas hierárquicas, como vemos na comunicação mercadológica, institucional, interna e administrativa”, resumiu o especialista.

Possendoro é doutor em Relações Públicas e mestre em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Atuou como na Folha de São Paulo, foi editor de diversas revistas segmentadas, trabalhou como professor e coordenador em sete universidades brasileiras e atualmente é assessor de comunicação do LIB (Lean Institute ).

Modelo Toyota/Lean na comunicação

Conforme explica Alvair Silveira Torres Junior, também autor do livro, a Comunicação Engajada foi inspirada no sistema Toyota/Lean, modelo de gestão adotado em todo o mundo. Para o autor, esta é uma alternativa comunicacional com capacidade para “desalienar” a comunicação organizacional tradicional.

“É um novo modelo que transforma a atual comunicação tradicional, estruturada sob a gestão taylorista e fordista, na qual impõe, de cima para baixo, práticas, canais e narrativas lineares e pouco interativas, sem espaço para a participação ativa das pessoas como comunicadores plenos. A Comunicação Engajada é uma forma de comunicação disruptiva e mais adequada às exigências dos tempos atuais”, resumiu Torres Junior.

Torres Junior é doutor em Comunicação pela USP, mestre em Administração pela PUC-SP e sensei em TPS (Toyota Production System) pela Shingijutsu Consulting, do Japão e dos EUA. É professor doutor na FEA-USP, head de Supply Chain e Logística do LIB (Lean Institute Brasil) e foi por 17 anos executivo da Mercedes-Benz do Brasil.

Serviço:

Lançamento do livro “Comunicação Engajada, um novo modelo de comunicação organizacional focado em revelar e resolver problemas”

Data: dia 12 de junho (domingo) das 15 às 18 horas
Local: Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509, São Paulo (SP). Tel. (11) 2167-9900 (estacionamentos conveniados: rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95)
Entrada gratuita
Valor do exemplar: R$ 86
Realização: Editora LiberArs
Para mais informações: Telefone (WhatsApp): (11) 99648-0008. E-mail possendoro@uol.com.br

Veja também

Jogo ganhador foi uma aposta simples

Últimas notícias