Pular para o conteúdo
Brasil

Eduardo Leite anunciará pré-candidatura ao governo gaúcho na segunda-feira

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) vai anunciar na próxima segunda-feira, 13, a pré-candidatura ao Palácio Piratini. Ele renunciou ao cargo, no fim de março, porque pretendia ser candidato à Presidência, mas mudou os planos porque não obteve apoio da cúpula do PSDB. Depois de muitas idas e vindas, o partido … Continued
Agência Brasil -
A disputa por um novo mandato contraria o discurso do próprio Leite (Foto: Agência Brasil)

O ex-governador do Eduardo Leite () vai anunciar na próxima segunda-feira, 13, a pré-candidatura ao Palácio Piratini. Ele renunciou ao cargo, no fim de março, porque pretendia ser candidato à Presidência, mas mudou os planos porque não obteve apoio da cúpula do PSDB. Depois de muitas idas e vindas, o partido aprovou nesta quinta-feira uma aliança com o MDB e vai apoiar a pré-candidatura de ao Palácio do Planalto.

A disputa por um novo mandato contraria o discurso do próprio Leite, que disse várias vezes ser contra o instituto da reeleição. Para fechar o acordo com Simone, os tucanos exigiram que o MDB apoiasse o ex-governador do . Por enquanto, porém, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB-RS) mantém a pré-candidatura ao Piratini.

“O tempo tem mudado bastante, o que não mudou é a minha situação: sou pré-candidato a governador”, disse Souza, nesta sexta-feira, 10, por meio do Twitter. Integrantes do MDB gaúcho, no entanto, têm a expectativa de que o deputado estadual apoie Leite mais adiante e seja vice na chapa.

O retorno do ex-governador ao Rio Grande do Sul ocorre após uma série de reviravoltas. Inicialmente, o plano de Leite era concorrer à sucessão do presidente Jair Bolsonaro. O gaúcho ficou em segundo lugar nas prévias do PSDB, em novembro do ano passado, perdendo para o ex-governador de João Doria. Mesmo assim, diante da resistência do comando do PSDB à pré-candidatura de Doria, Leite pôs o nome à disposição do partido para a disputa nacional.

Ele deixou o governo do Rio Grande do Sul no fim de março porque a lei eleitoral estabelece que detentores de mandato no Executivo devem deixar os postos seis meses antes das eleições, a não ser que disputem o mesmo cargo. Como a intenção de Leite era concorrer ao Palácio do Planalto, ele saiu. O vice-governador Ranolfo Vieira assumiu a cadeira e passou a ser apontado como pré-candidato do PSDB à reeleição. Em abril, diante da resistência de Doria em deixar a corrida presidencial, Leite passou a se concentrar em seu Estado.

Quando Doria foi pressionado pela cúpula do PSDB a desistir, no mês passado, Leite chegou a ser sondado pelo grupo do deputado Aécio Neves para retomar as articulações nacionais e fazer novo movimento na direção da candidatura ao Planalto, mas percebeu que não contava com maioria no partido para isso. Antes mesmo da saída de Doria, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, também convidou Leite para se filiar ao partido e ser o candidato ao Planalto. Ele ficou tentado a aceitar a oferta, mas na última hora disse “não”.

Mesmo sem falar publicamente, Leite tem atuado na prática como pré-candidato ao governo gaúcho desde 22 de abril, quando divulgou uma carta desistindo de ser candidato à Presidência.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados