Pular para o conteúdo
Brasil

Decreto de Bolsonaro transfere Pazuello para reserva remunerada do Exército

O ato também é assinado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro transferiu o general para a reserva remunerada do Exército, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. O ato também é assinado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

A ida antecipada de Pazuello, que foi ministro da Saúde, para a reserva começou a contar em 28 de fevereiro e foi formalizada “a pedido” do general, confirmando apuração do Estadão feita no mês passado. Segundo a reportagem, o ex-ministro decidiu se aposentar logo do Exército para poder disputar uma das 46 cadeiras do na Câmara dos Deputados. Pazuello ainda conversa com alguns partidos, sendo o PL, o mesmo do presidente, seu destino mais provável.

General de Divisão, Pazuello atingiu em 2018 o posto máximo de sua carreira no Exército, o Serviço de Intendência. Ele só poderia permanecer na ativa até 31 de março, quando seria transferido à reserva compulsoriamente, depois de quatro anos no cargo. O general de três estrelas, no entanto, protocolou no Exército um requerimento de aposentadoria de sua iniciativa.

Na prática, com a aposentadoria “a pedido”, Pazuello antecipa a passagem à reserva remunerada, por um período curto. Agora, o ex-ministro pode se filiar e participar de atividades partidárias, o que é vedado aos militares da ativa. Para se candidatar, um militar deve comunicar a intenção ao Comando do Exército e se licenciar no prazo de seis meses antes das eleições.

Pazuello entrou no Ministério da Saúde como secretário executivo em abril de 2020 e em junho assumiu o comando da pasta. Em março do ano passado, foi demitido do cargo, sendo substituído pelo atual ministro, Marcelo Queiroga.

O ex-ministro é investigado pela Polícia Federal por sua atuação no colapso hospitalar de durante a pandemia de covid-19, quando pessoas morreram por falta de oxigênio, e também é um dos 80 nomes sugeridos pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no rol de indiciamentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente conduzia caminhão que tombou e matou trabalhador

São Paulo ‘desliga’, vê Alianza Lima apagar brilho de Ferreirinha e só empata pela Libertadores

VÍDEO: curto-circuito em máquina de lavar causa incêndio em apartamento no Nova Lima

mega-sena

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 37 milhões

Notícias mais lidas agora

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Riedel tarifas eua incentivo

Tarifaço de Trump representa “grandes oportunidades” para o agro, diz Riedel

VÍDEO: curto-circuito em máquina de lavar causa incêndio em apartamento no Nova Lima

Autoridades se reúnem para discutir campanha #TodosPorElas em MS

Últimas Notícias

Esportes

Alan Patrick faz três, Inter supera Atlético Nacional e lidera grupo mais forte da Libertadores

Campeão gaúcho invicto, líder do Brasileirão e sem perder em 15 aparições

Polícia

Idosa denuncia o filho após ser ameaçada de morte em Dourados

Um vizinho testemunhou o ocorrido

Esportes

Colo-Colo e Fortaleza é suspenso após invasão da torcida e mortes no Monumental de Santiago

Colo-Colo e Fortaleza jogaram apenas 24 minutos

Esportes

Atlético-MG e Fluminense goleiam em casa; Vitória empata pela Sul-Americana

Atlético-MG chegou a quatro pontos e lidera o Grupo H