Pular para o conteúdo
Brasil

Debate entre estados e União sobre perdas na arrecadação de ICMS fica para 2023

Sem conseguir negociar as perdas, secretários de Fazenda decidiram criar um novo grupo de trabalho para discutir o assunto em 120 dias
Da Redação -
Redução do ICMS vai impactar negativamente os Estados, dizem governadores

Estados e governo federal não conseguiram chegar a um acordo sobre a compensação por perdas de arrecadação causadas pelas mudanças do ICMS sobre combustíveis. Após uma série de reuniões, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encerrou nesta sexta-feira (2) os trabalhos da comissão criada para tentar conciliar interesses sobre o assunto. Mendes é o relator de ações na Suprema Corte sobre as limitações do tributo.

Sem conseguir negociar as perdas, secretários de decidiram criar um novo grupo de trabalho para discutir o assunto em 120 dias. A mesa de negociação, no entanto, foi encerrada com um consenso. Governadores deverão estabelecer um tributo uniforme e monofásico para os combustíveis. A ficou de fora das regras.

Horas antes do encontro, o ministro André Mendonça, do STF, prorrogou por mais 30 dias o prazo para que governadores implementem as novas regras sobre o imposto. Mendonça determinou a mudança na alíquota em junho, mas tem prorrogado o prazo a pedido dos estados.

Governadores alegam prejuízos após a definição de um teto de 17% para a arrecadação do imposto estadual sobre serviços considerados essenciais. A mudança na legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional, em meio a alta dos combustíveis no país.

A nova regra prevê um gatilho para perdas maiores do que 5% da arrecadação de 2021. A contrapartida, no entanto, é criticada pelos estados.

Novo governo

Durantes as audiências no STF, Secretários de Fazenda apontaram perdas de mais de R$ 40 bilhões após as mudanças. As novas regras motivaram ações judiciais, movidas por pelo menos oito estados, com pedidos de compensação.

Integrantes da equipe de transição chegaram a participar das últimas discussões sobre o assunto. Mas, segundo relatos ouvidos pela reportagem, não se manifestaram de forma concreta sobre o problema que será herdado por . Integrantes do grupo chegaram a sugerir incluir a compensação aos Estados na PEC da Transição, mas não encontraram abertura para o debate.

A expectativa é para que o tema seja tratado em encontro entre Lula e governadores eleitos. A reunião, organizada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deve ocorrer no dia 7 de dezembro, em .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump