Com falta de ar, tremor e choro 26 alunos passam mal e atendimento médico indica 'crise de ansiedade'

Os alunos foram atendidos pelo Samu e liberados após a chegada dos pais ou responsáveis
| 10/04/2022
- 09:28
Com falta de ar, tremor e choro 26 alunos passam mal e atendimento médico indica 'crise de ansiedade'
Reprodução/Catraca Livre

Cerca de 26 estudantes da Estadual Ageu Magalhães, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, passaram mal devido à crise de ansiedade, conforme constatado por atendimento do Samu (Atendimento Móvel de Urgência), na tarde da última sexta-feira (8).

De acordo com informações do jornal Catraca Livre, os alunos apresentavam falta de ar, tremor e crise de choro, mas nenhum deles precisou ser encaminhado ao hospital.

O Samu informou que 16 profissionais em 6 ambulâncias e 2 motocicletas estavam mobilizados no socorro dos adolescentes, que apresentavam sudorese, saturação baixa e taquicardia.

A comerciante e mãe de um dos alunos, Luciana Amorim relata em entrevista ao G1, que quando soube por seu filho o que havia ocorrido, se assustou. “Ele contou que tinha vários alunos passando mal e que estavam dizendo que era crise de ansiedade. Havia alunos deitados, tremendo, desmaiados”, afirma.

A psicóloga e da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Anna Paulo Avelar, esclarece em entrevista ao G1, que a crise de ansiedade tem relação com a pandemia de covid-19.

“Um gatilho acionou uma crise de ansiedade coletiva. Em qualquer situação de crise social muito severa, isso pode acontecer. Essa volta às escolas foi como se tivesse sido um período de férias, mas não foi. Foi uma parada grave, uma crise social grave. Então, não existe um fator único”,  descreve.

Além disso, a psicóloga também ressalta que os estudantes ficaram em regime remoto em casa durante um longo período de tempo e ao retornar para as cobranças de intensidade pré-pandemia no sistema presencial, um surto coletivo foi desencadeado. “Essa volta não foi gradual e essas cobranças não foram graduais. Alguma situação específica pode funcionar como um gatilho. Vivemos uma pandemia e esses estudantes voltaram a ter aulas e serem cobrados como antes, após quase dois anos fortemente privados desse convívio social”, explica.

A Secretaria de Educação e Esportes comunicou que os estudantes da unidade escolar foram atendidos e liberados após a chegada dos pais ou responsáveis.

Indícios de uma crise de ansiedade

A ansiedade trata-se de uma emoção comum e inerente à vida humana, no entanto, em alguns momentos pode se manifestar com sintomas físicos intensos, como:

  • Taquicardia;
  • Tremor;
  • Sudorese;
  • Falta de ar;
  • Adormecimento de algumas partes do corpo;
  • Enjoo.

Para controlar uma crise ansiedade é recomendado tirar a atenção dos sintomas físicos que ocorrem no corpo e focar na respiração. Ao respirar lenta e profundamente, nosso corpo tende a relaxar. Tente inflar o abdômen, fazendo com que o ar passe pelo diafragma. Basta inspirar em 4 segundos, segurar a respiração por mais 4 segundos e expirar todo o ar em 6 segundos.

Veja também

O mercado de juros começou a semana de lado, com oscilações restritas ao longo de...

Últimas notícias