“Você quer me calar?”, reage a professora Lourdes Melo, candidata a governadora do Piauí, em debate televisionado que foi ao ar na TV Cidade Verde na última terça-feira (16). Lourdes Melo imediatamente tornou-se icônica, isso porque a frase, uma resposta à orientação do mediador do debate, acabou virando um bordão e, claro, ganhou as redes.
Nesta quarta, Lourdes já é a nova rainha da internet. Com o bordão em sticker do WhatsApp e incontáveis memes nos stories do Instagram e até threads no Twitter, a candidata do Partido da Causa Operária é a mais nova celebridade das eleições e é sintoma de que as coisas neste período eleitoral meio que voltam ao “antigo normal”. Afinal, sempre tem candidatos que, nos debates e nas entrevistas, fazem uma palhinha com o alívio cômico.
Mas, ela é mais do que um nome “bombando” entre as tendências na web. Maranhense nascida em Pedreiras, Lourdes atuou como professora de ensino médio até se aposentar. No currículo, também tem atuação na fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Outras participações dela na TV também dão o que falar: em uma delas, ela confronta uma repórter durante a produção de uma reportagem, cujas imagens de bastidores também caíram na rede. Em outra, o VT de candidatura que passa na TV mostra a candidata com uma silvertape na boca. Ela diz que faria um minuto de silêncio em protesto, mas que só tem 57 segundos de propaganda eleitoral.
Esta, a propósito, é a quinta candidatura somente ao governo do Piauí desde 2006. Melo também saiu candidata a prefeita de Teresina três vezes, em 2020, 2016 e 2008. Em 2012, sai como vice. Em todas as disputas, tentou a vaga pelo PCO. Em tempo: ela apoia o candidato do PT, o ex-presidente Lula.
Bordão de Lourdes
“Você quer me calar” virou bordão após a candidata ser sorteada para fazer uma pergunta a um adversário. Supostamente sem entender a dinâmica do debate, ela começa a falar: “Então, gente… a gente vem para um debate desse…”. Nesse tempo, foi interrompida pelo mediador, que orienta a candidata a direcionar a pergunta. É quando a frase (agora) icônica surge.
“A pergunta, por favor, candidata. Para quem a senhora quer fazer a pergunta?”, disse o mediador. “Ah, você quer me calar? É porque eu tenho que…”, rebateu Lourdes, que emendou: “Ah, você quer proteger os candidatos?”, questionou. Confira o vídeo abaixo: