Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro confirma presença em funeral da rainha Elizabeth II em Londres

Presidente disse no dia da morte da rainha que ela foi um "exemplo de liderança"
Fábio Oruê -
rainha-elizabeth
Rainha Elizabeth II faleceu aos tinha 96 anos. (Foto: Reprodução / Instagram)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), confirmou presença no funeral da II, que vai ocorrer no dia 19 de setembro, em , de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. A rainha morreu na quinta-feira, 8, aos 96 anos, após 70 anos no trono, no reinado mais longevo da história do . O rei Charles III assumiu o posto.

“O convite à cerimônia foi encaminhado, na noite do sábado (10), à Embaixada do em Londres. Consultado na manhã do domingo (11), o senhor Presidente da República orientou o Itamaraty a responder positivamente ao convite”, informou o Itamaraty.

De Londres, Bolsonaro vai para Nova York, onde participará da abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 20 de setembro.

No dia da morte da rainha, Bolsonaro havia dito que avaliava ir ao funeral. De acordo com fontes próximas ao presidente, pesou para a decisão a possibilidade de o candidato à reeleição poder fazer imagens para a propaganda eleitoral.

Na pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 9, Bolsonaro oscilou dois pontos porcentuais para cima, na comparação com o levantamento anterior, e atingiu 34% no primeiro turno, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve à frente, com 45%.

“O protocolo ainda não sabemos de quando serão os atos da sua despedida. De acordo com o protocolo, a gente decide o que fazer Eu, particularmente, estamos em campanha, andando pelo Brasil, vamos analisar se é o caso de ir ou não. Seriam dois dias na nossa agenda. Mas, caso não seja possível, nós vamos mandar uma comitiva nossa para lá”, declarou Bolsonaro na quinta-feira, 8, durante sabatina do jornal Correio Braziliense, antes de tomar a decisão.

No Twitter, o presidente disse no dia da morte da rainha que ela foi um “exemplo de liderança” e seguirá inspirando o Brasil e o mundo inteiro. “É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”, escreveu.

O presidente publicou uma frase dita pela monarca e afirmou que, com essas palavras, Elizabeth II mostrou por que foi uma rainha de todos, não só dos britânicos. “Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor”, dizia a frase da rainha.

“Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, disse o Bolsonaro. “DEUS SALVE A RAINHA!”, emendou.

O governo também decretou três dias de luto. “É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz o texto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande cria Escola de Capacitação para Mulheres com cursos gratuitos em diversas áreas

Midiamax polêmicas e tretas

Gosta de ler notícias polêmicas? Participe de canal no WhatsApp e receba fofocas em 1ª mão

Polícia indicia pai de autor de feminicídios que se matou após crimes em MS

Programa Criança Feliz

SAS divulga resultado preliminar do processo seletivo para supervisor e visitador; confira

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Vista aérea de Bataguassu, onde prefeitura realizará seleção de professores (CMB, Divulgação)

Após 27 anos, advogado é condenado a devolver R$ 1,3 milhão à prefeitura por contratação ilegal

Últimas Notícias

Cotidiano

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Comércio da fronteira deve sentir, mas medida impacta mais consumidores da classe A

Famosos

Aos 20 anos, irmã de MC Melody passa pela segunda lipoaspiração: ‘Sem dor’

Irmã de MC Melody, Bella Angel chocou os seguidores ao revelar que passou por uma segunda lipoaspiração; saiba detalhes

Polícia

Carne com terra e insetos vendida em açougues é apreendida e dois são presos em MS

Carne era transportada na carroceria de um carro sem higiene

Brasil

Receita Federal abre consulta à restituição do Imposto de Renda 2025

Pagamento será realizado no dia 30 de maio a mais de 6 milhões de contribuintes