A prefeitura de Barretos, no interior de São Paulo, decretou estado de pública, na noite de quinta-feira, 6, depois que um temporal causou grande destruição na cidade. Conforme a Defesa Civil, em três horas, a chuva acumulada atingiu 150 milímetros, quase a metade da média histórica do mês A enxurrada transformou ruas e avenidas em rios. Uma ponte caiu Uma idosa foi arrastada ao sair do carro e continuava desaparecida na manhã desta sexta-feira, 7. Outra mulher ficou ferida e foi levada para um hospital.

O temporal atingiu todas as regiões da cidade, mas os alagamentos foram maiores nas partes baixas, onde a água invadiu dezenas de casas. Uma ponte que ligava os bairros Zezinho Amêndola e Cristiano Carvalho foi carregada pela enchente em um córrego. Uma adutora fixada à estrutura foi arrancada, deixando seis bairros sema abastecimento de água. Várias ruas tiveram o pavimento arrancado pela força da correnteza. A prefeita Paula Lemos (DEM) usou as para se solidarizar com as famílias atingidas pelo temporal.

Segundo ela, a água entrou em várias casas e as famílias tiveram que ser levadas para abrigos. Os números ainda estão sendo contabilizados. “Para algumas, vamos proporcionar o aluguel social. Já para a ponte que foi levada, precisamos de reparos emergenciais e o governador (João Doria, do PSDB) nos ligou anunciando a liberação imediata de R$ 5 milhões”, disse. Ela pediu orações para a família da idosa desaparecida e de uma mulher ferida durante o temporal, que passou por atendimento na Santa Casa.

As buscas pela mulher desaparecida foram retomadas nesta sexta pelo Corpo de Bombeiros. Ela foi levada pela forte enxurrada quando tentava fechar a porta do carro. Conforme registro na Polícia Civil, a desaparecida é Antônia Yoshida, de 77 anos. Várias ruas do centro da cidade estão interditadas por causa das crateras abertas pela correnteza. Equipes da prefeitura trabalhavam para recuperar as áreas mais afetadas.