Pular para o conteúdo
Brasil

Após governo atender Receita e AGU, servidores do BC manifestam insatisfação

Após a concessão do governo atual a demandas da Receita Federal e da Advocacia-Geral da União (AGU), os servidores do Banco Central divulgaram nota pública nesta quarta-feira, 28, para manifestar insatisfação com a falta de andamento sobre o projeto de reestruturação de carreira da categoria. Na nota, os sindicatos que representam os funcionários da autoridade … Continued
Agência Estado -
Banco Central. (Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil)

Após a concessão do governo atual a demandas da e da Advocacia-Geral da União (AGU), os servidores do Banco Central divulgaram nota pública nesta quarta-feira, 28, para manifestar insatisfação com a falta de andamento sobre o projeto de reestruturação de carreira da categoria.

Na nota, os sindicatos que representam os funcionários da autoridade monetária pedem reunião urgente com a diretora de Administração do BC, Carolina Barros, que está de férias, e alertam que haverá consequências se a medida não for publicada, com potencial prejuízo ao andamento dos trabalhos da autarquia.

Além disso, se colocam à disposição para “batalhar”, junto com a diretoria do BC, por uma reunião com a para buscar o entendimento necessário para avançar com as demandas da categoria. Assinam a nota o Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (SINAL), o Sindicato Nacional dos Técnicos do BC (SinTBacen) e a Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil (ANBCB).

“Somos obrigados a reiterar o alerta sobre as consequências negativas de não haver a publicação da nossa MP1 ainda em 2022: a desmotivação e a indignação dos servidores desta Casa serão muito maiores do que já são hoje, podendo prejudicar o andamento dos trabalhos desta Autarquia em 2023.”

A MP1 é a que teria de ser enviada pelo Executivo ao Congresso com o projeto de reestruturação de carreira dos servidores do BC. A reestruturação foi uma das demandas da mobilização da categoria, que ficou três meses em greve este ano, pedindo também recomposição salarial. Ao encerrar a greve, a única vitória obtida foi o envio de uma proposta de minuta da MP para o Ministério da Economia.

Dentre os pedidos de reestruturação de carreira, estão a exigência de ensino superior em concursos para o órgão, a mudança do nome do cargo de analista para auditor, a criação de uma taxa de atividade e de um bônus de produtividade.

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que institui o Comitê Gestor do Programa de Produtividade da Receita Federal, que cuidará do programa de produtividade do órgão. Nota da Secretaria-Geral da Presidência da República afirma, contudo, que a medida não tem impacto orçamentário, considerando que a base de cálculo para definição do bônus será decidido em decreto posterior. Houve ainda a abertura de concurso para a Advocacia-Geral da União (AGU). Além disso, os servidores do Legislativo e do Judiciário tiveram os reajustes salariais aprovados para 2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime