O Airbus A300B4-608ST Beluga pousou no Brasil pela primeira vez na tarde deste domingo (24) no aeroporto internacional de Fortaleza (FOR), no Ceará.

O icônico “avião baleia” leva esse apelido devido ao formato de sua fuselagem, que lembra uma baleia beluga.

Detalhes da aeronave

Operando há mais de 20 anos, a frota de cinco aviões, baseados no design do A300-600, era utilizada para serviços “internos” da empresa na Europa, transportando grandes seções de aeronaves.

Segundo a companhia, cada um deles pode acomodar cargas de até 7,1 metros de largura, 6,7 metros de altura e 40 toneladas. A autonomia de voo é de aproximadamente 1.700 km.

A sua chegada mobilizou várias pessoas no entorno do sítio aeroportuário. Pelo menos duas escadas utilizadas pela extinta Avianca Brasil para o embarque de passageiros e que estavam abandonadas com sinais de ferrugem, foram ocupadas irregularmente por elas. Uma delas colapsou logo após o pouso, mas não houve feridos.

Pouso em Campinas

Nesta segunda-feira (25) o Beluga seguiu para o seu destino, o aeroporto internacional de Viracopos (VCP), em Campinas. A expectativa é de que o avião deixe Viracopos às 19h desta terça-feira e retornar para a França.

*Com informações do site CNN