A partir de novembro o aplicativo de mensagens vai deixar de funcionar em celulares com sistema operacional antigo. “A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, informa o aplicativo em seu site.

O Android 4.0.4, conhecido também como Ice Cream Sandwich, foi lançado em dezembro de 2011, sendo sucedido pelo Android 4.1 (Jelly Bean), liberado em julho de 2012.

Mas antes de se preocupar, verifique a versão do sistema do seu celular. Cada fabricante tem um passo a passo para conferir a versão, mas geralmente você poderá encontrá-la em configurações > sobre o telefone/sistema > informações do software > versão Android.

Caso o seu celular se enquadre nas versões que serão suspensas, para continuar utilizando o aplicativo você precisará atualizar o sistema ou transferir a conta para um aparelho com uma versão mais recente.

O Whatsapp segue funcionando normalmente nos sistemas Android 4.1 e mais recentes, iOS 10 e mais recentes e KaiOS 2.5.1.