O de Mossoró, cidade a 279 quilômetros de (RN), Alysson Bezerra (Solidariedade) publicou um vídeo gravado dentro de uma sala de cirurgia no momento em que uma paciente era operada em um procedimento ginecológico, nesta sexta-feira (8). O CRM (Conselho Regional de Medicina) apura as circunstâncias em que o vídeo foi gravado.

O vídeo foi publicado nas do prefeito, que conta com mais de 100 mil seguidores. Nas imagens é possível ver a equipe médica e os braços da paciente enquanto o prefeito celebra o retorno das cirurgias ginecológicas eletivas.

O Hospital Maternidade Almeida Castro, local onde as imagens foram feitas, é filantrópico. A diretoria da unidade comunicou ao portal de notícias G1 que está tratando diretamente com o Conselho de Medicina sobre o caso, mas que não irá se pronunciar publicamente.

A vice-coordenadora da subseccional do Cress (Conselho Regional de Serviço Social) em Mossoró, Karina Gadelha, destaque que apenas a equipe médica deveria estar na sala de cirurgia, principalmente por se tratar de um período de pandemia e levar a exposição da paciente. “O retorno das cirurgias não justifica a entrada em meio a uma cirurgia da mulher, numa situação de constrangimento. Há evidência de violação de direitos. Precisamos descobrir quem deu esse ‘direito' e acionar o Ministério Público. Uma questão midiática não pode se sobrepor à intimidade, com a violação sobre o corpo da mulher ou do homem”, afirmou ao G1.

A paciente envolvida do caso preferiu não se manifestar, pois se recupera da cirurgia. A acompanhante dela disse só ter tomado conhecimento da presença de outras pessoas na sala de cirurgia por meio da imprensa. O CRM afirmou estar a par do ocorrido e iniciando as investigações necessárias.

Confira abaixo o material divulgado: