Mais de 10 adolescentes invadiram um casarão antigo, em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, e encontraram uma raríssima coleção de carros antigos.

A “travessura” foi filmada por eles, viralizou em grupos de WhatsApp e virou caso de polícia na cidade de apenas 26 mil habitantes. 

Pelas imagens, o colecionador desconhecido mantinha no local um museu particular com grande variedade de automóveis, além de uma biblioteca técnica, bombas de gasolina e outras peças mecânicas antigas. O acervo incluía até a reconstrução de um velho café.

Segundo antigomobilistas da região, os modelos são dos anos 20 aos 70: Chevrolet Corvair, Chevrolet Styleline 52, Fiat 124 Sport Coupé; Simca 8; Renault Dauphine; Morris Oxford; Hudson Hornet; até mesmo Dodges e Mavericks zero quilômetros, jamais licenciados. 

Dois raríssimos Austin A90 Atlantic 1949–1952 (um cupê e um conversível), um icônico Chrysler Airflow 1934; cupês Ford 1938 e 1940; um furgão Ford 1951; além de Standard Vanguard; Renault Gordini; Ford Consul; Ford Taunus; e até uma picape Goliath de três rodas.

Quase todos bem completos sobre cavaletes e com placas amarelas, indicando que estão fora das ruas há décadas.

Ainda de acordo com investigações, o tal museu particular nunca foi aberto ao grande público. Até os anos 1990 ou 2000, recebia visitas apenas de colecionadores e amigos do dono.

O tempo passou e a coleção foi trancada. Os herdeiros são gêmeos, um queria manter o acervo reunido, enquanto o outro preferia vender tudo.