Diversos usuários do estão relatando um novo do boleto falso da Claro, onde eles teriam recebidos e-mails, parecidos com os verdadeiros enviados pela operadora, com uma cobrança de R$ 489,90. Apesar da semelhança, a operadora alega que não ter enviado esses e-mails.

O golpe funciona da seguinte forma: o usuário recebe um e-mail com seu nome completo e uma cobrança no valor de R$ 489,90 referente a uma suposta mensalidade atrasada.

Ainda, no mesmo e-mail, há um anexo com o boleto da cobrança para a “comodidade” do cliente. Apesar disso, quando o pagamento é realizado, não é emitido nenhum dado da operadora, seja no contato ou pelo banco.

O analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, disse ao Tecnoblog que golpes a partir de faturas falsas de energia e são bastante comuns e não são novidades.

Ele também explica que os fraudadores, no geral, usam fintechs devido à rapidez para abrir contas e emitir boletos e ressalta que o MercadoPago não é o único serviço utilizado para este fim.

“Porém, é importante ressaltar que essas instituições também são bastante rápidas em bloquear contas falsas. Por isso, o usuário deve procurar a instituição e fazer a denúncia assim que tiver a suspeita”, complementa.