Pular para o conteúdo
Brasil

STF mantém quebra de sigilo de Pazuello, Araújo e ‘capitã cloroquina’ na CPI

Os magistrados entenderam que as medidas foram determinadas ‘nos limites dos poderes constitucionais e regimentais’
Arquivo -
Os ministros Ricardo Lewandowski e , do Supremo Tribunal Federal, negaram neste sábado, 12, pedidos para suspender as quebras de sigilos telefônico e telemático aprovadas pela contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o ex-chefe do Ernesto Araújo e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como ‘capitã cloroquina’. Os magistrados entenderam que as medidas foram determinadas ‘nos limites dos poderes constitucionais e regimentais’ e ‘no exercício dos poderes instrutórios’ do colegiado.

Nas decisões com relação à Pazuello e Mayra, o ministro Ricardo Lewandowski fez ressalvas ‘quanto ao trato dos documentos confidenciais’ e também com relação ‘à proteção de elementos de natureza eminentemente privada, estranhos ao objeto da investigação’ que deverão permanecer cobertos por ‘rigoroso sigilo’.

No entanto, o ministro registrou que os motivos que levaram às quebras de sigilo do ex-ministro e da servidora coincidiam com o objeto da CPI – no caso de Pazuello, pelo fato de o general ter ocupado a chefia da pasta durante 10 meses; e no caso de Mayra, pela ‘suposta inobservância dos deveres éticos e profissionais, seja no exercício da medicina, seja como Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, inclusive com menção expressa à notória crise sanitária ocorrida em Manaus’.

“Considerando que as medidas determinadas pela CPI da Covid -19 em relação ao impetrante guardam plena pertinência com o escopo da investigação, e não se mostram, a princípio, abusivas ou ilegais, não vislumbro, ao menos neste juízo preliminar, a existência de argumentação relevante que possa ensejar a suspensão cautelar do ato combatido”, registrou o ministro com relação aos pedidos de Mayra e da Advocacia-Geral da União (que acionou a corte contra a quebra de sigilo de Pazuello).

Na mesma linha, o ministro Alexandre de Moraes entendeu que o afastamento do sigilo do ex-ministro das Relações Exteriores se deu de ‘forma proporcional e razoável’, ressaltando que ‘direitos e garantias individuais não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade política, civil ou penal por atos criminosos’.

“A conduta das Comissões Parlamentares de Inquérito deve equilibrar os interesses investigatórios pleiteados – eventuais condutas comissivas e omissivas do Poder Público que possam ter acarretado o agravamento da terrível pandemia causada pelo Covid-19 -, certamente de grande interesse público, com as garantias constitucionalmente consagradas, preservando a segurança jurídica e utilizando-se dos meios jurídicos mais razoáveis e práticos em busca de resultados satisfatórios, garantindo a plena efetividade da justiça, sob pena de desviar-se de sua finalidade constitucional”, registrou o ministro.

Outros dois alvos das quebras de sigilo decretadas pela CPI da Covid também acionaram o Supremo para tentar derrubar a medida – o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos Hélio Angotti Neto, médico seguidor do escritor Olavo de Carvalho; e o ex-assessor especial do Ministério da Saúde Zoser Plata Bondim Hardman de Araújo. Os pedidos foram distribuídos aos gabinetes dos ministros Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli, respectivamente.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo federal inclui 24 projetos de Mato Grosso do Sul no Novo PAC; veja lista

Com salário de R$ 7,5 mil, Bracell e MS Florestal abrem inscrições para Programa Trainee

Dono de conveniência é preso após ‘batida’ da polícia no Centro de Campo Grande

Reino Unido impõe 90 novas sanções à Rússia e mira empresas da China e Índia

Notícias mais lidas agora

Menino que morreu em incêndio de casa teve 80% do corpo queimado após irmão acender vela no quarto

yeltsin volei

‘Achei fantástico’, diz Yeltsin sobre Campo Grande sediar as finais da Supercopa de Vôlei

energisa

Leiturista ganhava até R$ 8 mil por mês para fraudar contas de energia em Campo Grande

Deputado Paulo Duarte pede respeito e esbraveja ao dizer que não tem político de estimação

Últimas Notícias

Cotidiano

Acompanhando a rede pública, escolas particulares também aderem à ‘semana do saco cheio’

Sindicato ressalta que as escolas particulares têm autonomia para elaborar o calendário anual

Política

Deputadas pedem por Procuradoria da Mulher em MS

Há projeto de lei protocolado na Alems para criação da Procuradoria, mas ainda não foi colocado em pauta para votação

Famosos

Felipe Selau: quem era o ex-ator da Globo que foi encontrado morto em SP

Felipe Selau foi encontrado sem vida no próprio apartamento em São Paulo

Cotidiano

Dourados mobiliza forças de segurança para regulamentação do uso de cicloelétricos

Discussão é encabeçada pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito