Sites do Ministério da Saúde e Conecte SUS saem do ar após ataque hacker

Grupo que assumiu a autoria informou que os dados foram copiados e excluídos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Texto foi deixado pelos autores da invasão logo após os sites saírem do ar
Texto foi deixado pelos autores da invasão logo após os sites saírem do ar

O site e aplicativo do ConecteSUS e do Ministério da Saúde foram hackeados na madrugada desta sexta-feira (10). O ataque derrubou os servidores, impedindo que usuários consigam acessar seus dados ou até mesmo baixar seu comprovante de vacinação contra a covid-19.

O ataque foi assumido por um grupo chamado de ‘Lapsus$’. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um ataque “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

Algumas horas depois, a mensagem foi excluída, mas as páginas seguem inacessíveis. Até o momento, o Governo Federal ou Ministério da Saúde ainda não se posicionaram sobre o ataque.

O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil, Campo Grande não está inclusa.

O que é ransomware?

Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificulta rastrear o criminoso.

Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

*Com informações do G1.

Conteúdos relacionados

lula