Pular para o conteúdo
Brasil

Sesi lança nova temporada de competições de robótica

O intuito da organização é preparar jovens para o futuro por meio de competições
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O Serviço Social da Indústria () lançou nesta quarta-feira (29) a temporada 2021/2022 das competições FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC). As competições de robótica FLL e FTC foram criadas e são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições FIRST.

O intuito da organização é preparar jovens para o futuro por meio de competições e desafios socioeducativos que promovem a metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de estimular a autoconfiança, comunicação e liderança.

Para os competidores da modalidade FLL, o tema da temporada 2021/2022 se chama Cargo Connect. Já no FTC, o tema é reight Frenzy. Lançada mundialmente pela FIRST, a temporada explora o futuro do transporte e logística de pacotes e mercadorias.

O tema ganhou grande relevância com a pandemia de covid-19. No caso da indústria, a busca é por processos de produção e comercialização com logística inteligente. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, publicada em janeiro, aponta que 47% dos brasileiros passaram a fazer mais compras online durante a pandemia.

Por causa disso, as empresas estão investindo em novas tecnologias para atender ao crescimento de demanda. Inteligência artificial, realidade virtual, algoritmos inteligentes e 5G são algumas das soluções usadas para tornar a operação logística mais eficiente, ágil e rentável. A nova temporada das competições de robótica querem trazer a percepção das crianças e jovens sobre o tema.

Modalidades

A modalidade FLL é destinada a jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas e da rede Sesi. Os competidores integram equipes de duas a dez pessoas, supervisionadas por dois adultos, e constroem e programam robôs LEGO, que devem cumprir uma série de missões em um tapete oficial da FIRST. A equipe ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação com base no tema da temporada.

Na FTC, adolescentes de 14 a 18 anos podem participar das competições. Nesta modalidade, os competidores projetam, constroem e programam um robô de até 19 quilos, que é pilotado em uma arena para cumprir atividades diversas. Os jovens também devem executar atividades comuns para empresas reais, como estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade local.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Cid

Comissão Europeia propõe plano para eliminar importações de gás e petróleo da Rússia até 2027

Vacinação contra a gripe

Durante o feriado, plantão de vacinação contra a influenza ocorre em supermercado e no Mercadão Municipal

‘Deslize’ do MPMS abre brecha e livra prefeito influencer de ação por autopromoção em shows

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

Entenda: delação que derrubou corrupção em Sidrolândia está 'congelada'

Motociclista fica ferido em acidente na faixa exclusiva de ônibus da Brilhante

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de 315 mil veículos devem passar pela BR-163/MS durante o feriado prolongado

A ‘Operação Corpus Christi 2025’ tem início nesta quarta-feira (18), e segue até o próximo domingo (22)

Esportes

Árbitro exibe imagem religiosa para expulsar jogador no Mundial de Clubes

Episódio aconteceu no confronto entre Boca Junior x Benfica

Cotidiano

Mutirão leva serviços a migrantes e refugiados em Dourados neste sábado

Serão oferecidas orientações e atendimentos nas áreas de documentação, regularização migratória, direitos sociais, entre outros

Política

Deputados aprovam aumento de descontos em multas em Mato Grosso do Sul

Projetos tratam sobre ICMS e dívidas de microempresas