Pular para o conteúdo
Brasil

Senadores questionam se Dias foi alvo de retaliação por “ferir interesses”

Senadores da CPI da Covid passaram a questionar se o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias teria sofrido algum tipo retaliação por “ferir interesses” de seus então superiores na pasta. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) citou diretamente o nome do ex-número 2 do ministério, Élcio Franco, que teria pedido … Continued
Arquivo -
Senadores da passaram a questionar se o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias teria sofrido algum tipo retaliação por “ferir interesses” de seus então superiores na pasta. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) citou diretamente o nome do ex-número 2 do ministério, Élcio Franco, que teria pedido a exoneração de Dias ainda em outubro do ano passado – o que não foi efetivado.

Braga também lembrou que Franco ordenou que fossem concentradas nele todas as tratativas para negociações de imunizantes contra a covid-19 um mês antes da assinatura do contrato para a compra da vacina indiana Covaxin, conforme revelou o Estadão/Broadcast. Em 29 de janeiro, o número 2 da gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello enviou ofício a 16 secretarias e diretorias do ministério, dando ciência sobre a concentração das ações.

O senador disse haver indícios de uma “disputa interna” dentro da pasta, que tinha como alvo especialmente o departamento ocupado por Dias, demitido na semana passada após o policial Luiz Paulo Dominguetti o acusar de ter pedido propina numa negociação de vacinas, sem apresentar provas.

“É uma disputa interna. No mês de outubro do ano passado foi marcado por vários eventos em torno do cargo que o senhor ocupa. O senhor chegou a ser indicado para a Anvisa, retiraram a sua indicação. E no mesmo mês, o coronel Élcio teria pedido sua exoneração a Pazuello”, relembrou Braga, que citou ainda outra matéria do Estadão/Broadcast, que aponta as suspeitas levantadas num contrato assinado por Dias para compra de 10 milhões de kits de materiais utilizados em testes de covid-19.

Sobre o caso, Dias se defendeu afirmando ter apontado irregularidades no processo antes mesmo do despacho da Diretoria de Integridade do Ministério da Saúde. “Então por que o coronel Élcio toma medida para pedir sua exoneração?”, questiona Braga, que fica sem uma resposta do ex-diretor de Logística.

Nesse momento, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), também reforçou as dúvidas levantadas por Braga, afirmando que Dias teria “contrariado interesses” dentro da pasta, e por isso passou a ser alvo de denúncias.

“Houve interesse, e você tentando fazer o certo, feriu o interesse de pessoas mais graduadas que você no ministério. Vossa excelência contrariou interesses”, disse Aziz a Dias, que novamente afirmou não saber se isso realmente teria acontecido.

“Não consigo dizer se feri ou não feri interesses”, responde o ex-diretor de Logística. Insatisfeito com a resposta, Aziz afirmou então que “infelizmente” a CPI teria que acreditar na versão de Dominguetti. “Vamos ter que acreditar no acusador, vossa excelência poderia aqui dizer que interesse o senhor feriu”, insistiu o presidente da CPI.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia investiga morte de mulher encontrada ao lado de biblioteca em Três Lagoas

Golpe do Pix: campo-grandense será ressarcida e indenizada por bancos na Justiça

Mulher é retirada a força de dentro de veículo e agredida pelo companheiro que vai preso

Duas apostas de MS faturam R$ 28,75 mil na quina da Mega-Sena

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Eleição suplementar em Paranhos começa em clima de dúvida entre eleitores: ‘cansativo’

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

IFMS

Inscrições abertas para seleção com vagas para professor no IFMS

Últimas Notícias

Polícia

Investigado por quatro estupros no Paraná, homem é preso em MS

Suspeito foi preso após ação conjunta da Polícia Civil do Paraná e de Mato Grosso do Sul

Polícia

Homem morre após ser baleado em frente de bar em Aparecida do Taboado

Vítima foi socorrida para o hospital, mas não resistiu e morreu horas depois

Famosos

Elton John desabafa e diz que problema na visão o impede de ver filhos jogando esportes

Desde 2023, John está afastado dos palcos - mas não da música

Famosos

Bruna Biancardi conta como deu notícia de segunda gravidez a Neymar: “chorava”

Influenciadora contou em entrevista de podcast como deu a notícia ao jogador de futebol