Pular para o conteúdo
Brasil

Senadores querem abrir CPI para apurar ações e omissões do governo na pandemia

Para apurar a atuação do governo Federal durante a pandemia, nesta quinta-feira (4), 30 senadores assinaram a solicitação da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar ações e possíveis omissões do governo no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com essas assinaturas, agora é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco […]
Arquivo -

Para apurar a atuação do durante a pandemia, nesta quinta-feira (4), 30 senadores assinaram a solicitação da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar ações e possíveis omissões do governo no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Com essas assinaturas, agora é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) autorize a CPI. O chefe da casa não tem nenhum prazo estipulado para se manifestar.

O documento, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tem apoio de parlamentares de 11 partidos. Entre eles, integrantes do MDB, como o líder da bancada, Eduardo Braga (AM), (AL) e Simone Tebet (MS). Também fazem parte da iniciativa senadores do PSDB, como Tasso Jereissati (CE), além de membros do PSD, PT, PDT, PSL, PSB, Pros, Podemos e Cidadania.

O presidente do Senado foi questionado sobre essa CPI e afirmou que tomou conhecimento da solicitação e ainda precisa analisar se ela tem os requisitos necessários para instalação.

No documento que foi assinado pelos parlamentares, Randolfe fala sobre o colapso no sistema de saúde do Amazonas e afirma que é necessário que seja analisado com urgência sobre o caso. Entende que pode haver uma grande omissão do Governo Federal, levando em conta que este foi avisado que faltaria oxigênio nos hospitais da capital quatro dias antes de realmente acontecer a crise.

Também mencionou o fato do presidente não seguir orientações cientificas de autoridades sanitária e reforça que o governo fez recomendações de tratamentos sem eficácia comprovada para doença.

Sobre a , reforçou que o governo federal se tornou um obstáculo para conseguir comprar os imunizantes. O senador considera que Bolsonaro tem “violado direito fundamentais básicos” e as ações precisam ser apuradas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha

Polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Criminoso foi capturado em Pedro Juan Caballero