Pular para o conteúdo
Brasil

Senadores querem abrir CPI para apurar ações e omissões do governo na pandemia

Para apurar a atuação do governo Federal durante a pandemia, nesta quinta-feira (4), 30 senadores assinaram a solicitação da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar ações e possíveis omissões do governo no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com essas assinaturas, agora é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco […]
Arquivo -

Para apurar a atuação do durante a pandemia, nesta quinta-feira (4), 30 senadores assinaram a solicitação da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar ações e possíveis omissões do governo no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Com essas assinaturas, agora é necessário que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) autorize a CPI. O chefe da casa não tem nenhum prazo estipulado para se manifestar.

O documento, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tem apoio de parlamentares de 11 partidos. Entre eles, integrantes do MDB, como o líder da bancada, Eduardo Braga (AM), Renan Calheiros (AL) e Simone Tebet (MS). Também fazem parte da iniciativa senadores do , como Tasso Jereissati (CE), além de membros do PSD, PT, PDT, PSL, PSB, Pros, Podemos e Cidadania.

O presidente do Senado foi questionado sobre essa CPI e afirmou que tomou conhecimento da solicitação e ainda precisa analisar se ela tem os requisitos necessários para instalação.

No documento que foi assinado pelos parlamentares, Randolfe fala sobre o colapso no sistema de saúde do Amazonas e afirma que é necessário que seja analisado com urgência sobre o caso. Entende que pode haver uma grande omissão do Governo Federal, levando em conta que este foi avisado que faltaria oxigênio nos hospitais da capital quatro dias antes de realmente acontecer a crise.

Também mencionou o fato do presidente não seguir orientações cientificas de autoridades sanitária e reforça que o governo fez recomendações de tratamentos sem eficácia comprovada para doença.

Sobre a , reforçou que o governo federal se tornou um obstáculo para conseguir comprar os imunizantes. O senador considera que Bolsonaro tem “violado direito fundamentais básicos” e as ações precisam ser apuradas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio