O governo do confirmou, nesta quinta-feira (18), a transmissão local das do Brasil e do no estado. A confirmação ocorreu por meio de nota.

As secretarias de Saúde do estado e do município já investigavam o histórico dos pacientes para saber onde eles haviam se contaminados, as autoridades revelaram que quatro pacientes infectados não possuem histórico de viagens. Um quinto paciente, também contaminado, viajou para .

“O levantamento constatou que, com exceção do paciente oriundo de Manaus, os demais são autóctones, ou seja, a contaminação aconteceu dentro do próprio estado. Desta forma, a avaliação confirmou que as novas cepas já estão circulando em pelo menos um município do estado, o Rio de Janeiro, e provavelmente, Nova Iguaçu”, diz a nota das secretarias.

Dos quatro casos registrados com a cepa de Manaus, dois são moradores da capital e já estão recuperados; um é um paciente transferido de Manaus que permanece internado no Hospital dos Servidores; e outro é um morador de 55 anos de Belford Roxo, que morreu, segundo publicado no portal G1.