A enfermeira do Instituto Emílio Ribas Mônica Calazans, primeira pessoa a receber uma vacina contra a covid-19 no Brasil, recebeu a segunda dose do imunizante nesta sexta-feira, 12, durante evento no Palácio dos , sede do governo de . A dose inicial havia sido aplicada no dia 17 de janeiro na abertura da campanha, mesma data em que a Anvisa aprovou o uso emergencial da Coronavac. As duas doses são necessárias para conferir a proteção esperada segundo resultados das pesquisas clínicas conduzidas.

“Quero deixar clara a minha emoção de estar sendo imunizada pela segunda vez. Mas isso não me dá o direito de sair na rua sem , sem álcool em gel. Vou continuar junto com todos os brasileiros usando máscara até que todos estejam imunizados”, disse Mônica Calazans, segundo nota divulgada à imprensa pelo governo. “Tomei a vacina do com muito orgulho e falo: é a vacina de São Paulo, é a vacina do Brasil, e é o que a gente estava esperando realmente para poder sair dessa prisão que todos nós estamos vivendo”, acrescentou.

Após vacinar profissionais de saúde, o Estado ampliou paulatinamente o cronograma e passou a incluir idosos na campanha. Atualmente, idosos acima de 85 anos podem procurar unidades de saúde das prefeituras municipais para receber a vacina. O governo disse que a campanha tem transcorrido conforme disponibilidade de remessas do Ministério da Saúde. “À medida que o viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo”, informou.