No G20, Bolsonaro elogia acordo da OCDE por imposto global
Em viagem oficial a Roma para a cúpula do G20, o presidente Jair Bolsonaro fez um elogio público neste sábado ao acordo de tributação internacional firmado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e ainda reiterou o compromisso do governo com as reformas estruturantes. As declarações foram feitas mais cedo durante o painel […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em viagem oficial a Roma para a cúpula do G20, o presidente Jair Bolsonaro fez um elogio público neste sábado ao acordo de tributação internacional firmado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e ainda reiterou o compromisso do governo com as reformas estruturantes.
As declarações foram feitas mais cedo durante o painel “Economia e Saúde Global”, mas o discurso só foi divulgado pelo governo há pouco.
A OCDE anunciou no início do mês um acordo entre 136 países, entre eles o Brasil, para cobrar um imposto mínimo global de 15% das multinacionais a partir de 2023. A taxação vai realocar mais de US$ 125 bilhões de lucros, nas contas da organização.
“O histórico acordo concluído pelo G20 e por outros países sobre tributação internacional, no âmbito da OCDE, é também uma contribuição significativa para a sustentabilidade fiscal e econômica”, disse Bolsonaro durante o painel.
Aos líderes globais presentes, o presidente disse ter “grande satisfação” por participar do encontro “em um momento de recuperação econômica mundial”. “Apesar de termos motivos para comemorar, ainda restam desafios para alcançarmos crescimento econômico mais estável e equitativo”, ponderou o chefe do Executivo, que no Brasil enfrenta problemas como a alta dos combustíveis, a escalada inflacionária e o desemprego ainda elevado.
Bolsonaro também defendeu a necessidade de construir um comércio internacional “livre de medidas distorcivas e discriminatórias” e a criação do auxílio emergencial no auge da pandemia. “Estamos igualmente comprometidos com uma agenda de reformas estruturantes, essenciais para uma retomada econômica sustentada”, acrescentou o presidente.
“Os trabalhos do G20 na trilha de finanças renderam resultados importantes para a recuperação da crise econômica, como ilustram a nova alocação de direitos especiais de saque pelo FMI e as medidas para enfrentar desafios relacionados ao meio ambiente e à saúde”, disse ainda Bolsonaro, em um gesto incomum ao acenar à comunidade internacional.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Mulher é atingida por bala perdida durante tiroteio no Centro de Cassilândia
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
Motorista bateu na lateral da carreta
Caravana Natal nos Bairros estará no Portal Caiobá neste sábado
Confira os detalhes da programação do Natal nos Bairros, que termina segunda-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.