Pular para o conteúdo
Brasil

No coração de Paris, uma floresta vertical

Com sete andares, Villa M conta com um jardim de plantas aromáticas e medicinais em seu rooftop.
Arquivo -

Quem circula hoje pelo Boulevard Pasteur, no bairro de Montparnasse, em Paris, dificilmente fica indiferente a um edifício recém-inaugurado que, em contraste com a elegância neoclássica de seu entorno, excede em exuberância e frescor. Tudo por conta de uma densa camada vegetal, formada por plantas dos mais diversos tamanhos, que pende de sua fachada, garantindo privacidade interna, e colocando o prédio em permanente destaque na paisagem. Nada, no entanto, que se associe diretamente aos já populares jardins verticais, que, nos últimos anos, passaram a revestir paredes cegas ao redor do globo. Com 8 mil m², o Villa M, edifício de uso misto – com hotel, restaurante, bar, salas de conferências, além de clínicas e startups de saúde -, se associa mais à ideia de uma “floresta vertical”, na qual a vegetação surge como um componente da arquitetura. E não apenas como uma simples cobertura verde sobreposta a ela. “No caso é a própria estrutura, projetada especificamente com esta finalidade, que serve de suporte à vegetação. Com o tempo, esperamos que ela venha a dominar toda a fachada e, assim, se tornar a grande protagonista do projeto”, explica Guillaume Sibaud, do escritório franco-brasileiro Triptyque (triptyque.com), que, ao lado do sócio, Olivier Raffaëlli, assina o projeto. “Além de integrar o edifício à cidade, a fachada viva contribui com a sustentabilidade ao aprimorar as condições térmicas do edifício, ampliando sua eficiência energética”, assinala Raffaëlli.

AUTOSSUFICIENTE. Com sete andares, Villa M, de propriedade do Grupo Pasteur Mutualité – uma associação que reúne profissionais de diversas áreas médicas -, conta com sete andares, além de um de plantas aromáticas e medicinais em seu rooftop. Afinados com a proposta sustentável da arquitetura, seus interiores ficaram a cargo de Philippe Starck (starck.com), que privilegiou em seu projeto materiais sustentáveis, cores orgânicas e produtos ecologicamente responsáveis.

Como resultado, atende bem aos ideais ecológicos da atual prefeita de Paris, Anne Hidalgo, atualmente em seu segundo mandato e já apontada como um nome forte na disputa presidencial de 2022. Muito em função de suas plataformas verdes que preveem a vegetalização progressiva da cidade, com ênfase nas principais regiões turísticas: L’Opéra, Hôtel de Ville, Gare de Lyon e Montparnasse. Dimensionadas para receber plantas de pequeno a médio porte – incluindo pequenas árvores e trepadeiras -, as plantas do Villa M são também autossuficientes em termos de consumo hídrico. Suas imensas jardineiras, com 80 cm de profundidade, foram conectadas a um sistema de ralos que capta a água das chuvas e proporciona a rega automática. Apenas três manutenções anuais serão suficientes para preservar a fachada. A escolha das espécies vegetais foi conduzida pelo paisagista Pablo Georgieff, do ateliê Coloco (coloco.org). “Na composição dos canteiros procurei realizar um mix de plantas medicinais, herbáceas e frutíferas. Todas são autóctones, mas procurei priorizar variedades que apresentassem boa performance em cada estação do ano, desabrochando na primavera e apresentando folhas amareladas no outono”, explica ele. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado