Pular para o conteúdo
Brasil

Nas fases tardias da doença, cloroquina não têm efeito, apenas na inicial, diz Mayra

Em depoimento à CPI, secretária afirmou que ela e familiares usarem medicamento ineficaz contra coronavírus
Arquivo -

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, voltou a afirmar que a não tem efeitos na fase tardia da doença. A secretária ainda defende, no entanto, que o uso do medicamento em fases iniciais da doença deveria ser o preconizado para o tratamento da covid.

Mayra voltou a culpar o estudo sobre cloroquina realizado em , que levou a óbito 22 pessoas, como algo que teria “estigmatizado” o medicamento. Segundo ela, o estudo, ao invés de mostrar “resultados positivos”, usou critérios metodológicos inadequados, que acabaram por mostrar resultados que foram negativos, “mortes e desfechos desfavoráveis”.

A médica também declarou que os medicamentos como cloroquina e ivermectina não curam a covid, mas reduzem internações e óbitos. Para Mayra, “não podemos esperar o mais alto nível da evidência, porque ela não vem. Num curto espaço de tempo, nós temos que enfrentar a doença com o que nós temos hoje”, declarou. A secretária também advogou a favor do uso de medicamentos fora da bula, que, segundo ela, se fossem proibidos, resultariam na paralisação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mayra voltou a afirmar que ainda não foi vacinada contra covid-19 por ter contraído a doença pouco antes de sua imunização, e que agora está esperando o intervalo de 30 dias entre a doença e a primeira aplicação da vacina.

A secretária disse ainda que ela e familiares próximos fizeram o uso dos medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a covid-19 quando contraíram a doença.

“Aqueles que se submeteram ao tratamento precoce, graças a Deus, todos evoluíram”. Entre eles, Mayra destacou o exemplo do pai. “Ele ficou muito grave. Ainda permanece internado na UTI. Ele tinha uma doença de base, um câncer na próstata. Minha mãe também com várias comorbidades”. “Meu pai, a despeito do internamento na UTI, permanece vivo e nos próximos dias deverá voltar para casa”, afirmou.

Diante do encaminhamento das respostas ao senador Jorginho Mello (PL-SC), aliado do governo, o presidente da CPI, (PSD-AM), alertou os presentes na comissão a não fazerem qualquer tipo de recomendação de medicamento sem eficácia comprovada. “Temos que ter cuidado”, disse Aziz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

“Resultado de uma diplomacia medíocre”, avalia Rodolfo sobre efeito Trump na indústria de armas

Tarifa de Trump atinge indústria de armas e deputado vê saída na redução de ICMS

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Treino do Operário

Sem chances de classificação, Operário se despede do Campeonato Brasileiro

Últimas Notícias

Cotidiano

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Recursos do Plano Nacional Aldir Blanc são destinados à cultura dos estados e municípios

Cotidiano

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Anúncio feito em rede social solicita PIX em troca de moedas

Cotidiano

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Celebração começou às 9h e encerrou às 15h deste sábado (26) com uma missa na Paróquia São José

Brasil

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Após ordem de Moraes, manifestantes recolheram acampamento na Esplanada dos Minitérios