Na CPI, médico que defende cloroquina diz ser contra autotratamento e kit covid
“Quem defende a medicina não pode defender o autotratamento ou kit covid”, disse o profissional
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O médico Francisco Eduardo Cardoso Alves afirmou, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, ser “absolutamente contra” o autotratamento contra a covid-19. “Quem defende a medicina não pode defender o autotratamento ou kit covid”, reforçou. Segundo ele, o acompanhamento da doença deve ser realizado com um médico.
Cardoso Alves disse desconhecer o termo “kit covid” pois não é algo que faz em sua prática clínica. “Em todo mundo que trata pacientes de covid não faz. Paciente tem que ter um médico ali do lado, o dia inteiro”, declarou nesta sexta-feira. Em sua avaliação, além do autotratamento, a prescrição ou divulgação de eficácia de tratamento fora do ambiente médico também não é correta.
Defensor do uso de medicamentos não comprovados cientificamente para o tratamento contra a covid, Cardoso Alves afirmou que devem ser ouvidos todos os lados no combate à doença. Segundo ele, mesmo quando saíam estudos sobre a eficácia de corticoides no tratamento do vírus, foram tratados como charlatães por membros da sociedade médica brasileira.
“Quantos pacientes morreram sem corticoide nesse País?”, questionou o médico. “Por isso que eu falo, a ciência é dinâmica, a ciência muda, a gente tem que evitar posições firmes A gente tem que sempre ter abertura para ouvir todos os lados porque nem sempre aquilo que aparece é verdade”.
O médico ainda reforçou críticas à politização do tratamento médico na covid-19 e afirmou que o termo tratamento precoce é um erro. “Existe tratamento”, apontou, que, segundo ele, deve ser iniciado com os primeiros sintomas da doença. Para o médico, ainda há um “mix de preconceitos concebidos, risco de desconhecimento ou insistência no erro” sobre o assunto. Na defesa do uso de outros medicamentos, Cardoso Alves ainda afirmou que a “vacina não pode ser a única estratégia usada”.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
BBB 25: Joselma e Guilherme são colocados para dormirem fora da casa: ‘Maldade’
Após o Jogo da Discórdia, Joselma e Guilherme foram escolhidos para dormirem do lado de fora da casa; saiba detalhes da consequência
Confira a escala médica de UPAs e CRSs de Campo Grande nesta quarta-feira
Escala indica a atuação de mais de 60 profissionais ao longo do dia
Polícia apreende veículos de estelionatário envolvido em golpes milionários
Criminoso fez reforma de luxo em casa e comprou cinco veículos
Precisa se emprego? Confira as vagas disponíveis na Funsat nesta quarta-feira
São 1,8 mil oportunidades abertas em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.