MPF em Mossoró processa União por danos causados pela Operação Lava Jato
Ação aponta atuação antidemocrática do ex-juiz Sérgio Fernando Moro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró (RN) ajuizou uma ação civil pública (ACP) contra a União por danos morais coletivos causados pela atuação antidemocrática do ex-juiz Sérgio Fernando Moro na condução da Operação Lava Jato.
A ação destaca que o ex-juíz atuou de modo parcial e inquisitivo, demonstrando interesse em influenciar indevidamente as eleições presidenciais de 2018, após a qual foi nomeado ministro da Justiça. Destaca, ainda, que a operação como um todo, da maneira como desenvolvida em Curitiba, influenciou de modo inconstitucional o processo de impeachment de 2016.
Os autores da ação, os procuradores da República Emanuel Ferreira e Camões Boaventura, ressaltam que, enquanto juiz federal, Sérgio Moro apresentou comportamento que revela “sistemática atuação em violação à necessária separação entre as funções de julgar e investigar” e praticou reiteradas ofensas contra o regime democrático.
Os procuradores requerem que a União promova a educação cívica para a democracia no âmbito das Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAN) e da Escola Nacional do Ministério Público (ESMPU), a fim de prevenir que agentes do sistema de justiça atuem em prol de novos retrocessos constitucionais.
O objetivo é incentivar “a promoção de cursos, pesquisas, congressos, conferências, seminários, palestras, encontros e outros eventos técnicos, científicos e culturais periódicos com magistrados e membros do Ministério Público abordando os temas da democracia militante, erosão constitucional e democrática e das novas formas de autoritarismo de tipo fascista e populista, a fim de qualificar os respectivos profissionais nas novas tarefas a serem desempenhadas em prol da proteção do regime democrático e em respeito ao sistema acusatório”.
Com informações: Congresso em Foco
Notícias mais lidas agora
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
- Preso por integrar rede de exploração sexual em MS montava ‘cardápio’ com fotos das vítimas
- Motorista bate de frente com carreta e morre carbonizado na BR-163
- Morto a tiros em casa de festas saiu da cadeia em 2022 e tinha passagens por vazar fotos íntimas da ex
Últimas Notícias
Passageira não paga corrida de R$ 14 e recebe surpresinha desagradável de motorista: ‘me sentindo agiota’
Vídeo da discussão entre motorista e mãe da passageira por cobrança de corrida foi gravado em Campo Grande (MS)
Incra mantém decisão contrária à compra da Eldorado Celulose pela estrangeira Paper Excellence
Resolução publicada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), definida pelo conselho diretor do instituto, negou o pedido da empresa estrangeira Paper Excellence de controle da Eldorado Brasil, empresa do grupo J&F. No entendimento do Incra, a Paper deve ser impedida de adquirir a Eldorado, empresa de celulose localizada em Três Lagoas, a…
Prazo para solicitar restituição de mensalidades pagas em instituições de ensino na pandemia acaba em 5 meses
Estudantes de instituições de ensino privado se sentem lesados por pagarem por aulas e estruturas que não foram oferecidas durante pandemia
Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
Vítima acostumava dormir dentro do veículo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.