Pular para o conteúdo
Brasil

Ministro diz que Brasil está com o controle da pandemia nas mãos

Os materiais também têm a proposta de estimular a cultura da denúncia
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O ministro da Saúde, , disse hoje (20) que o está com o controle da pandemia de covid-19 nas mãos. Ele reafirmou que as doses de vacina para 2022 já estão garantidas e que o Brasil tem potencial, inclusive para se tornar um exportador de imunizantes.

Queiroga voltou a citar como exemplos o acordo da Pfizer com a brasileira Eurofarma para produzir 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 e a capacidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de fabricar vacinas com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nacional.

“Nós temos a Fundação Oswaldo Cruz já produzindo vacina com IFA nacional. A nossa expectativa é de um potencial de produção de até 40 milhões de doses todos os meses. Ou seja, nós temos uma potencialidade de produzir próximo de 500 milhões de vacina [anualmente] na Fundação Oswaldo Cruz. Com isso, o Brasil passará de um país importador de vacinas para um país que vai exportar vacinas, ajudando países vizinhos da América Latina e nossos irmãos da África de língua portuguesa”, disse Queiroga.

O ministro participou hoje, no , do lançamento da semana nacional de Mega Vacinação contra covid-19, criada para reduzir o número de brasileiros que ainda não se imunizaram com a segunda dose. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 21 milhões de pessoas ainda não completaram o esquema vacinal de duas doses.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, o ministro aproveitou para receber sua dose de reforço e convocou toda a população para se imunizar contra a doença. “Nós estamos com o controle da pandemia nas nossas mãos e depende de cada um de nós a efetividade das ações para por fim ao caráter pandêmico dessa doença”, disse.

Ministro Marcelo Queiroga participa do Dia D da campanha no
Ministro Marcelo Queiroga participa do Dia D da campanha no Rio de Janeiro – Agência Brasil/ Tomaz Silva
Queiroga disse que a vacinação contra a covid-19 tem sido fundamental na redução dos casos e mortes pela doença no país. De abril deste ano, a vacina foi a grande responsável pela queda de 90% nos óbitos de abril, quando se registrou a maior média de mortes diárias (mais de 3 mil), até hoje, que tem uma média de 268 óbitos por dia, de acordo com os dados mais recentes da Fiocruz.

“Nós queremos que as pessoas busquem livremente as salas de vacinação, para reforçar a cobertura vacinal mais ainda e também aplicar a dose de reforço, e proteger a população contra um eventual surto de novos casos, como temos visto na Europa”, afirmou Queiroga.

Janssen

Em entrevista à imprensa, o ministro explicou que as pessoas que foram imunizadas com a Janssen em junho e julho terão que tomar uma dose de reforço desse mesmo imunizante. Segundo ele, as doses dessa vacina, quase 40 milhões, já foram adquiridas e devem chegar ao país em breve.

Queiroga disse que ainda será preciso analisar se os imunizados com a Janssen precisarão de uma terceira dose.

Sobre a CoronaVac, o ministro explicou que, por enquanto, não há intenção de fazer novas compras do imunizante. Ele disse que a vacina produzida pelo Instituto foi importante no início da campanha de imunização mas que mostrou ter uma efetividade mais baixa do que a Pfizer e a AstraZeneca. “Logicamente, se surgirem evidências científicas mostrando que essa vacina de vírus inativado é tão boa quanto as outras, não há problema em usar não só essa, como qualquer vacina que seja aprovada pela Anvisa”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Oficinas de Culinária

Oficinas de culinária pretendem capacitar 2,8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande

Ex-BBB Maike se revolta após Vinícius assumir interesse em Renata: ‘Se liga’

Segurança que agrediu cadeirante estava trabalhando há uma semana na Americanas

Medida Provisória e decreto regulamentam renegociação de dívidas de Estados com União

Notícias mais lidas agora

Município mantém multa de R$ 12,2 milhões contra Consórcio Guaicurus por descumprir contrato

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Com 14 anos, garoto de Campo Grande é de grupo que alicia adolescentes em desafios online

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Uber bugiganga’ é o retrato da mulher que faz o corre para sustentar filhos e o marido

Jaquelina aprendeu o ofício com o marido e hoje trabalha, enquanto ele cuida da saúde. Neste processo, conheceu muita gente e estipula uma meta diária, porém, sente saudade do convívio com os filhos

Brasil

Ação mira rede de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes

Investigação começou com ataque de adolescente a morador de rua

MidiaMAIS

Já fez o seu? Veja como criar sua versão boneco na caixa, a nova ‘febre’ que dominou as redes

Assim como no caso do Studio Ghibli, a trend do boneco na caixa é feita por meio do Chat GPT

Cotidiano

Parque de Dourados recebe 2,5 toneladas de peixes para pescaria gratuita no ‘feriadão da Páscoa’

Espécies soltas no lago do parque poderão ser pescadas a partir de quinta-feira