Após diversas declarações do presidente Jair Bolsonaro relacionadas ao voto impresso, o assunto se torna palco de uma nova discussão por conta de supostas ameaças feitas pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

“A quem interessar, diga que, se não tiver eleição auditável, não terá eleição”, disse Braga Netto a Lira no último dia 8 de julho, segundo divulgado em reportagem do jornal Estadão. No mesmo dia, Bolsonaro teria reforçado a mensagem publicamente, dizendo a apoiadores que, sem o voto impresso, não haverá eleições.

Após o recado de Netto e Bolsonaro, Lira teria se reunido com seu grupo político e com membros do alto escalão do Judiciário. No encontro, o presidente da Câmara relatou o momento de ‘tensão' e confidenciou que a situação era ‘gravíssima'.

De acordo com o jornal, Lira também se reuniu com Bolsonaro, com quem teve uma longa conversa após a ameaça do ministro. Ao parlamentar, o presidente teria garantido ‘jogar dentro das quatro linhas da Constituição'.