Pular para o conteúdo
Brasil

Matrículas na educação profissional federal crescem 47% em 2020

Criada em 2018, a Plataforma Nilo Peçanha é disponibilizada todos os anos sempre com informações do ano anterior
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta terça-feira (23) a nova edição da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), com estatísticas e informações atualizadas sobre a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Os dados são referentes ao ano de 2020. Pelas informações, o número de matrículas em todas as unidades da rede, composta por 654 escolas e institutos federais, cresceu 47,3% entre 2019 e 2020, passando de 1.023.303 para 1.507.476 no total.

O número de disponíveis, que eram 496.333, em 2019, quase dobrou no ano passado (2020), com a oferta de 898.787, um aumento de 81%. O número de cursos atualmente oferecidos pela rede é de 10.878.

Criada em 2018, a Plataforma Nilo Peçanha é disponibilizada todos os anos sempre com informações do ano anterior, com conteúdos de interesse de gestores, professores, pesquisadores e estudantes. Por meio da ferramenta, é possível realizar acompanhamento, monitoramento, avaliação e divulgação dos dados acadêmicos, de gestão de pessoas e financeiros das instituições que compõem a rede federal, incluindo informações sobre número de matrículas, de servidores, além de indicadores de eficiência acadêmica e cursos ofertados pelas instituições.

“Essa plataforma é um ambiente virtual seguro, eficiente, e que todo ano trará renovação de conteúdo, estatística, que permitirão avaliar o desempenhos das instituições que compõem a rede federal”, afirmou o ministro Milton Ribeiro, durante o lançamento da nova edição da ferramenta.

O nome da plataforma homenageia o sétimo presidente da história republicana do Brasil. Nilo Peçanha é considerado o patrono da educação profissional no Brasil porque durante o seu mandato, entre 1909 e 1910, criou a rede de Escolas de Aprendizes e Artífices, precursoras dos atuais Institutos Federais de Ensino Tecnológico e os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que descumpriu medida protetiva e arremessou bicicleta contra a ex é preso

Sinner elimina Djokovic e encara Alcaraz em aguardada final em Roland Garros

VÍDEO: Ladrão é flagrado furtando bicicleta em condomínio no Rita Vieira

Capital registra chuva rápida no centro e meteorologia alerta para mudança de tempo no fim de semana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

‘Fechado para balanço’: idoso reclama de falta de atendimento em farmácia na USF Seminário 

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Empresa sucroalcooleira está com até 25 vagas abertas em Aparecida do Taboado

Vagas são diversas áreas, para atuação nos setores administrativo, agrícola, indústria e manutenção agrícola

Cotidiano

‘Patas que Acolhem’: vítimas de violência serão ‘recepcionadas’ por cães em Fórum de Anastácio

Projeto visa oferecer apoio emocional durante depoimento

MidiaMAIS

Dourados terá show da dupla Jads e Jadson para arrecadar fundos para Hospital do Amor

Apresentação acontece dia 13 de agosto, no município

Transparência

Solurb vai encerrar coleta de lixo de empresas e condomínios de Campo Grande em 6 meses

Acordo firmado na Justiça desobriga a concessionária em coletar os resíduos de grandes geradores