Fique preparado, pois, a última lua cheia do ano acontecerá nesta madrugada de sábado (18) para domingo (19), às 0h32 da manhã (Horário de Mato Grosso do Sul) Conforme a NASA, será possível vê-la cruzando o céu minutos antes do pôr do sol.

Esse fenômeno é chamado “lua da noite longa” isso porque um dos polos da Terra irá localizar-se no seu ponto máximo de inclinação em direção ao Sol, também conhecida como solstício de inverno, ela acontece poucos dias antes de 21 de dezembro.

“Meu incentivo é sempre que as pessoas saiam sempre que podem para olhar para a lua” declarou Noah Petro, chefe do laboratório de geologia planetária, geofísica e geoquímica da Nasa. “Há um instante em que a lua está cheia, mas não podemos perceber isso a olho nu.”

Um conselho de Noah é que as pessoas encontrem um ponto de observação no sábado a noite “Você quer ficar longe de edifícios altos, luzes fortes e obstruções.” Disse. Segundo as informações de Noah ao site da CNN, a lua cheia desta madrugada também parecerá 17% menor do que a lua cheia comum, disse Petro. Como a lua tem uma órbita elíptica ao redor da Terra, em momentos diferentes ela está mais perto ou mais longe.

A lua cheia da madrugada deste domingo coincide com o ponto em que a lua está mais distante da Terra, também conhecido como apogeu, tornando esta lua uma “micro lua”. Em contraste, uma “super lua” ocorre quando a lua está mais próxima da Terra, ou no momento do perigeu. Este ano viu lua cheia nos meses de abril, maio e junho.