Pular para o conteúdo
Brasil

Lewandowski dá 48h para governo se manifestar sobre vacinação de crianças

Ministro cobra posicionamento sobre medida autorizada pela Anvisa
Arquivo -
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu 48 horas para o governo federal se manifestar sobre a atualização do PNI (Programa Nacional de Imunização) para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 antes da volta às aulas no primeiro semestre de 2022.

A União também precisa se posicionar sobre a criação de um ‘Dia D’ para imunização ou de possíveis datas para implementar mutirões de vacinação.

A ordem foi dada em uma ação movida por partidos de oposição que, desde outubro do ano passado, cobram medidas mais efetivas para a imunização da população contra o novo coronavírus. Em um novo capítulo do processo, o Partido dos Trabalhadores (PT) pediu que o Ministério da Saúde seja obrigado a estabelecer um cronograma para a distribuição dos imunizantes a crianças na faixa dos 5 aos 11 anos.

“O início da vacinação depende, agora, apenas e tão somente do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde”, afirma o partido ao STF.

A investida vem após a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar a aplicação da vacina da , contra a covid-19, em crianças de 5 a 11 anos. A formulação da dose pediátrica equivale a um terço da usada em pessoas com mais de 12 anos. A orientação é para administração de duas doses, com intervalo de 21 dias, cada uma com 10 microgramas.

O Ministério da Saúde começou a se preparar para a vacinação de crianças em novembro, antes da autorização da Anvisa, e negociou a aquisição de 40 milhões de doses. A entrega dos imunizantes foi condicionada ao aval do órgão. A política, no entanto, enfrenta resistência do presidente Jair Bolsonaro e de apoiadores da ala ideológica do governo. No fim de outubro, antes de a Pfizer pedir a inclusão das crianças na bula do imunizante, diretores da Anvisa foram ameaçados de morte por e-mail por um homem do Paraná.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil vira sobre a Eslovênia e garante medalha de bronze na Liga das Nações de vôlei

9ª edição da Feira Literária de Bonito homenageia Flora Thomé e Carolina Maria de Jesus

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

Ciclista morre atropelado por picape em rodovia de MS

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Familiares e amigos se despedem de assessor parlamentar atropelado na Av. Ernesto Geisel

Últimas Notícias

Esportes

Hugo Calderano sofre, mas faz valer o favoritismo e é campeão do WTT de Foz do Iguaçu

Hugo Calderano é campeão mais uma vez no tênis de mesa. Neste domingo, o carioca (número 3 do ranking) enfrentou o alemão Benedikt Duda (12º do mundo) e teve dificuldades para despachar o oponente europeu por 4 a 3, com parciais de 11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8 na grande final do WTT … Continued

Cotidiano

VÍDEO: Onça ataca motociclista na BR-419, entre Rio Negro e Rio Verde, em MS

Onça pulou no peito de motociclista enquanto ele trafegava pela rodovia

Esportes

Cruzeiro vence Botafogo, amplia tabu e protagoniza a primeira derrota de técnico

Clube mineiro chega a 37 pontos na briga pela liderança

Emprego e Concurso

Programe-se: semana começa com 681 vagas de emprego na Funtrab

Empresas oferecem 681 vagas de emprego em Campo Grande, para diversas áreas e níveis de especialização