Pular para o conteúdo
Brasil

Itamaraty confirma que Índia não proibiu importação da vacina do corona

O Ministério das Relações Exteriores informou que não há qualquer tipo de proibição oficial do governo da índia para exportação de doses das vacina produzidas por indústrias farmacêuticas daquele país. Também confirmou a importação para o Brasil de 2 milhões de doses da vacina anti-covid desenvolvida pela Oxford e farmacêutica AstraZeneza na Índia. A afirmação […]
Arquivo -
Ministério de Relações Exteriores (Agência Brasil/Arquivo)
Ministério de Relações Exteriores (Agência Brasil/Arquivo)

O Ministério das Relações Exteriores informou que não há qualquer tipo de proibição oficial do governo da índia para exportação de doses das produzidas por indústrias farmacêuticas daquele país. Também confirmou a importação para o Brasil de 2 milhões de doses da vacina anti-covid desenvolvida pela e farmacêutica AstraZeneza na Índia. A afirmação aconteceu na manhã desta terça-feira (5).

O publicou um nota e o secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, reuniu-se ontem (4), em , com o embaixador da Índia para conversarem sobre a importação e se havia alguma proibição.

“As negociações entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Serum da Índia para a importação pelo Brasil de quantitativo inicial de doses de imunizantes contra a covid-19 encontram-se em estágio avançado, com provável data de entrega em meados de janeiro”, diz a nota, assinada pelo Itamaraty em conjunto com o Ministério da Saúde”.

Esta Vacina que estava com parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), feita pela Oxford, teve a importação de 2 milhões de doses autorizada no dia 31 de dezembro, pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). As doses são fabricadas na Índia e a vacina ainda não está autorizada pela Anvisa, pois precisa de mais informações para que uso emergencial seja aprovado.

Importação barrada

Nesta segunda-feira (4), o chefe do Instituto Serum da índia, Adar Poonawalla, chegou a dizer, através de nota, que as exportações estava proibidas pelo governo da Índia, até que toda população de lá fosse vacinada. Também na mesma nota, comentou que o Itamaraty estava negociando a importação das doses de vacina com autoridades sanitárias da Índia.

Segundo a Agência Brasil, a afirmação sobre restrições à exportação da vacina foi desmentida por Poonawalla em nota, assinada em conjunto com o diretor do laboratório indiano Bharat Biotech, Krishna Ella. A empresa produz outra vacina contra a covid-19, a Covaxin. A empresa negocia a venda de 5 milhões de doses da vacina para a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC).

A afirmação sobre restrições à exportação da vacina foi desmentida por Poonawalla em nota, assinada em conjunto com o diretor do laboratório indiano Bharat Biotech, Krishna Ella. A empresa produz outra vacina contra a covid-19, a Covaxin. A empresa negocia a venda de 5 milhões de doses da vacina para a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista de carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)