O (Instituto Nacional do Seguro Social) voltará a exigir perícia presencial para conceder benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. O agendamento deve ser feito on-line.

Assim, esta sexta-feira (31) é o último dia em que é possível enviar laudos e exames de forma remota, pelo aplicativo ‘Meu INSS'. A autorização para perícia remota foi dada em 2020 e em 2021 em razão da pandemia de covid.

Para solicitar o benefício, os segurados devem apresentar laudo médico, possuir o número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças), carimbo do médico, data e descrição sobre a doença e os sintomas que resultam na incapacidade laboral.

Em alguns casos o médico também pode informar no documento o tempo estimado para a recuperação do trabalhador, embora o período de afastamento fique a critério do médico perito.

Como agendar a perícia médica no INSS em 2022

Beneficiários devem acessar o Meu INSS, por meio de aplicativo de celular ou pela (site gov.br/meuinss), e seguir os seguintes passos:

1. Fazer login no Meu INSS;
2. Clicar em Do que você precisa?, e escrever Agendar Perícia. Em seguida: Novo Requerimento;
3. Escolher entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
4. Seguir as orientações que aparecem na tela;
5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

O agendamento também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo número 135 e seguir as instruções. Por esse meio é possível também atualizar o endereço e o telefone do beneficiário, se for o caso.