Pular para o conteúdo
Brasil

Guedes, sobre comentário a respeito da China: Hoje usei uma imagem infeliz

Ressaltou que foi vacinado com a Coronavac
Arquivo -

Após dizer que “o chinês” criou a covid-19 e ainda produziu vacinas de eficácia mais baixa do que aquelas desenvolvidas por farmacêuticas dos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez uma retratação pública e disse que foi “infeliz” em sua declaração. Ele ressaltou que foi vacinado com a Coronavac (desenvolvida pelo Instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac) e disse que o ministro de Relações Exteriores, Carlos Alberto França, vai fazer contato com a embaixada chinesa para desfazer o que, segundo Guedes, foi um “mal entendido”.

O ministro deu a declaração polêmica em uma reunião do Conselho de Saúde Suplementar (Consu) realizada na manhã desta terça-feira, 27. Ele não sabia que estava sendo gravado. A fala ecoa uma teoria bolsonarista sem comprovação, mas difundida nas redes sociais, de que a desenvolveu o vírus da covid-19 em laboratório com interesses econômicos.

“O chinês inventou o vírus e a vacina dele é menos efetiva que a do americano. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Os caras falam: qual é o vírus? É esse? Tá bom. Decodifica. Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor que as outras. Então vamos acreditar no setor privado”, disse o ministro da Economia.

Mais tarde, ao falar à imprensa para anunciar mudanças em sua equipe, Guedes aproveitou para se retratar. “Hoje usei uma imagem infeliz”, afirmou o ministro, que argumentou estar falando sobre “como é importante que setor privado colabore no combate à pandemia”. “É uma imagem que não tinha nenhum objetivo (de ofender)”, acrescentou.

Segundo Guedes, é sabido que o vírus veio de uma região da China – os primeiros casos foram detectados em Wuhan, ainda no fim de 2019 – e, portanto, a população já havia sido exposta à doença. “Foi nesse sentido que eu disse, um vírus que vem de fora e atinge economia de mercado”, disse. “Quis mostrar a importância do setor privado, de como consegue produzir respostas.”

O ministro disse ser “grato” à China por ter enviado a vacina ao Brasil e ressaltou que foi imunizado com a Coronavac. Ele tomou a primeira dose em 27 de março, e a segunda, no último domingo (25). “Somos muito gratos à China por ter enviado a vacina.”

Após as declarações de Guedes na reunião do Consu, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, apontou que seu país é o principal fornecedor de imunizantes e insumos ao governo brasileiro. Sem citar o ministro, o diplomata escreveu em sua conta no que as vacinas e os ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) produzidos na China respondem por 95% do total recebido pelo Brasil.

Diante do potencial impacto nas relações entre os países, o ministro da Economia informou que foi avisado por Bolsonaro que França entraria em contato com chineses para “tirar mal entendido”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente de 13 anos é encontrada após um dia em Campo Grande

Catan

Voto de Fux é alerta, considera Catan sobre voto divergente no STF

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo vai agradar amantes da MPB no Parque das Nações

Peladão

VÍDEO: Em plena luz do dia, homem seminu atravessa ruas próximo à Praça do Imigrante

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

BR-163 tem 27 pontos de interdição nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Transparência

Mandado de MS em operação contra fraude no Dnit não foi cumprido, diz PF

Contratos que somam mais de R$ 60 milhões teriam sido fraudados no Dnit do Amapá

Política

‘Coerência e lucidez institucional no STF’, diz Luiz Ovando sobre voto de Fux

Fux votou contra a manutenção das medidas a Bolsonaro, contrariando o entendimento já consolidado pelos ministros

Polícia

Quatro foragidos pelos crimes de homicídio são presos em Campo Grande

Três foram condenados por homicídio e um é suspeito de matar um desafeto

Polícia

Mulher flagra marido sufocando bebê de 6 meses e caso vai parar na delegacia: ‘para dormir rápido’

Homem confessou que já havia sufocado bebê outras 9 vezes