Pular para o conteúdo
Brasil

Governo nomeia coronel da FAB para diretoria do Enem

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, nomeou nesta sexta-feira, 5, o coronel da Força Aérea Alexandre Gomes da Silva para chefiar da diretoria responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A indicação de um nome não técnico para o principal departamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) teria sido a causa […]
Arquivo -

O ministro da Educação, , nomeou nesta sexta-feira, 5, o coronel da Força Aérea Alexandre Gomes da Silva para chefiar da diretoria responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (). A indicação de um nome não técnico para o principal departamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) teria sido a causa da demissão do então presidente do órgão, Alexandre Lopes, na semana passada.

Segundo fontes, a intenção seria a de ter uma forte vigilância na prova mais importante do País. O responsável anterior da Diretoria de Avaliação da Educação Básica também era militar, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu de covid-19 em janeiro.

Funcionários do órgão temem que Silva queira rever processos e atrase a organização do Enem, que tem de estar pronto para ser entregue à gráfica até o meio do ano. A prova de 2020 foi realizada apenas em janeiro por causa da pandemia do novo e teve a maior abstenção da história: mais de 50% dos inscritos faltaram.

O Inep tem um problema histórico de falta de ítens, que são as questões da prova, que precisam ser elaborados para serem testados em uma metodologia complexa, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI). Não há ainda também definição se haverá Enem digital este ano nem organização do pré-teste, a prova que precisa feita antes do exame oficial para identificar a qualidade dos itens. Muitos acabam sendo descartados depois dela porque percebe-se que não fazem uma boa seleção.

Silva, que trabalhou como piloto, investigador de acidentes aéreos e oficial de comunicação na Aeronáutica, estava até então no cargo de assessor do ministro para assuntos parlamentares na Câmara dos Deputados. Nunca trabalhou com educação ou avaliação

Para o cargo de presidente do Inep, Ribeiro nomeou Danilo Dupas, que era secretário de Regulação do Ministério da Educação (MEC), e havia trabalhado com o ministro na Universidade Mackenzie. Ele é o terceiro presidente nomeado pelo governo Bolsonaro para o cargo em dois anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Mulher sofre suspeita de fratura no nariz após ser agredida pelo ex-companheiro

Consulta ao maior lote do Imposto de Renda da história será aberto nesta sexta-feira

Monique Evans se reconcilia com a filha após desentendimentos

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

senado jornada de trabalho papa

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Últimas Notícias

Polícia

Idoso tem a perna esmagada ao ser atropelado por caminhão da Solurb no Danúbio Azul

A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

Cotidiano

Hospital do Amor realiza exames gratuitos de mamografia em shopping na Capital 

Ação acontece nos dias 4 e 5 de junho

Transparência

Empresários pagavam propina de 5% para ex-servidores da SED fraudarem licitações milionárias

Esquema visava inserir falsas cotações de preços em licitações para maquiar direcionamento

Famosos

Famosa apoia abaixo-assinado contra Virginia na Grande Rio

Protesto é contra entrega de cargo de rainha da escola de samba à Virginia