A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o encerramento da produção de veículos no Brasil, fechando as três fábricas que a montadora possui no país, localizadas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e em Horizonte (CE). Segundo a montadora, o encerramento dessas fábricas se deu por conta da pandemia do , cujo cenário amplia a persistente capacidade ociosa da e a redução das vendas, causando anos de perdas significativas.

Os automóveis que são produzidos no Brasil: Ka, Ka Sedan e EcoSport, deixam imediatamente de serem produzidos na Bahia e as vendas acontecerão apenas até quando durarem os estoques.  Já a produção de peças vai continuar por mais algum tempo, para que os estoques de componentes de reposição sejam garantidos.

O único modelo que segue em linha, no Ceará, será o T4 e será fabricado até o quarto trimestre de 2021. Para os amantes de camionete, a montador confirmou que irá manter a oferta da Ranger, fabricada na e ainda lançará uma nova geração da picape. Além disso irá lançar no país o utilitário Transit, Bronco e Mustang Mach 1.

Segundo a empresa, a decisão faz parte da reestruturação global, que inclui o mercado sul-americano.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, afirma Jim Farley, presidente e CEO da Ford.